quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sempre Galiza! Direcção de Pedro Godinho


A partir da próxima segunda-feira, dia 8 de Novembro, o "Sempre Galiza!" passará a ter edição diária, às dez horas. Vamos apresentar um excelente ensaio de Carlos Durão sobre as razões profundas do reintegracionismo: Síntese do reintegracionismo contemporâneo.
Esta periodicidade será, em princípio, provisória, mantendo-se durante a publicação do ensaio de Carlos Durão. Em todo o caso, é possível que a conservemos se o afluxo de colaboração dos nossos companheiros galegos o justificar.



Numa nota prévia, diz o autor:
«O presente trabalho foi concebido com o alvo eminentemente prático de orientar as pessoas que se acheguem sem preconceitos à problemática do idioma galego. Não é um ensaio histórico: só “contemporâneo”; e não é um estudo em profundidade: só uma “síntese”; tem, sim, uma parte de história recente, mas sobretudo quer refletir os testemunhos de um grande conjunto de pessoas que, em muitos casos independentemente umas das outras, chegaram a conclusões parecidas e convergentes: por isso elas não figuram no texto em ordem histórica nem alfabética. E, pelas mesmas razões, conclui com um mínimo de bibliografia e endereços de organizações reintegracionistas. Uma versão abreviada foi publicada no 1º Boletim da AGLP, 2008)».
____________________

Sem comentários:

Enviar um comentário