terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal, por José Brandão, (60)

Textos Políticos


António Sérgio


Publicações Alfa, 1990

Injusto e perigoso seria, porém, fazermos de Sérgio um teórico desligado das realidades do poder político e da luta pelo seu exercício ou conquista. Porque este pedagogista não renunciou a fazer a experiência – curta é certo – do exercício do poder durante o regime republicano e a lutar denodadamente pelo derrube do poder autoritário da ditadura salazarista, ao longo de mais de três décadas. Atenção, porém: num caso como no outro, não era o poder – ou o seu exercício continuado – que lhe interessava, mas tão-só a possibilidade de contribuir para abrir caminho à mudança da mentalidade e à autogovernação do povo pela reforma do ensino como ministro da Instrução Pública no Governo de Álvaro de Castro em 1924, pela criação das condições mínimas de democracia política, como activo lutador contra a Ditadura, posteriormente.

__________________

Tipos e Factos da Lisboa do Meu Tempo
(1900-1974)

Calderon Dinis

Publicações Dom Quixote, 1986

Ao apresentar nas páginas deste álbum algo do que sucedeu em Lisboa em mais de metade deste século, não nos move fazer história, se não apenas citar, à maneira de crónica, aquilo que ouvimos contar por ainda estar próximo do nosso mundo de entendimento ou viemos a assistir e, graças a Deus, se manteve vivo nas nossas recordações.
Nados e criados em Lisboa, alfacinhas, portanto, vivendo por acaso no centro da cidade, foi-nos permitido observar muito do que dia a dia ia sucedendo. Daí não ser difícil conhecer o que de mais evidente ocorria e quantas vezes, espectacularmente, se projectava na vida nacional.
Germinou a ideia deste álbum ao desenharmos, sem grandes preocupações, a mulher da fava-rica que, no nosso tempo de criança, aparecia todas as manhãs a apregoar o belo manjar da gente pobre.

_____________________

Sem comentários:

Enviar um comentário