terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mensagem de Alexandra Pinheiro
Foi com muita satisfação que aceitei colaborar no Estrolabio. Escreverei sobre o tema da educação, partilhando o que vou aprendendo na minha colaboração com o Fórum para a Liberdade de Educação (FLE).
 
Espero que as minhas reflexões sejam úteis para o debate da liberdade de ensino como chave para melhorarmos o sistema de ensino em Portugal.

Alexandra Pinheiro



_____________________________________
 
 A Doença da Educação



Acabei de regressar da Índia, país de contrastes, onde uma miséria profunda convive com um ritmo de crescimento económico alucinante de cerca de 6% ao ano. A heterogeneidade de culturas, línguas, étnias, crenças, religiões e estilos de vida são esmagadores no segundo país com maior densidade populacional do mundo.


Não aceita o boom demográfico como um passivo e está apostada em converte-lo num activo, valorizando o seu capital humano, através da educação. A madrugada é ruidosa nas ruas pelos bandos de crianças com fardas coloridas que invadem as ruas e pelos engarrafamentos dos autocarros escolares apinhados de crianças sorridentes. Entrando em qualquer terriola, deparamo-nos com os placards e anúncios das diversas ofertas educativas, língua de ensino e vocação da escola “porque todos os pais devem escolher a escola dos seus filhos de acordo com o seu projecto educativo e todos devem aceder à escola de forma gratuita”, justifica-nos o guia. Com orgulho, propagam que os seus professores estão a fornecer explicações de matemática on line a alunos americanos “porque nós trabalhamos mais que eles e já sabemos mais matemática”- diz-nos um aluno do secundário.

Avisam-nos de que na Índia os pais estão com a doença da educação porque esta é a sua esperança de uma vida melhor para os seus filhos. Para quem quiser fazer esta viagem maravilhosa, sugiro Beautiful Tree, um livro que testemunha como os países mais pobres do mundo se estão a educar.

1 comentário:

  1. É com muito prazer que a leio Alexandra. Creia que enriquece imenso esta discussão tão importante sobre a Educação.

    ResponderEliminar