quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal (48)

“Senhoras e Mulheres” Na Sociedade Portuguesa do Século XIX
Irene Vaquinhas

Edições Colibri, 2000

Nesta obra, que colige artigos e comunicações feitos ao longo de mais de dez anos, procura-se esboçar quadros de vida, valores e mentalidades femininas através de fragmentos fugazes dos quotidianos. Pequenos passos que ajudam a compreender como se foi construindo a individualidade feminina num século em que a reivindicação do direito à instrução constitui um dos elementos-chave do acesso à cidadania.

Irene Vaquinhas. Professora Associada com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os seus interesses científicos e temas de investigação incidem sobre a História económica e social dos sécs. XIX e XX, História rural do séc. XIX, História das mulheres (sécs. XIX-XX), História da vida privada e História dos comportamentos e das mentalidades.

__________________________

60 Anos de Luta
1921-1981

Vários

Edições Avante, 1982

Na década de 70 a oposição à monarquia é representada por republicanos na linha do liberalismo e por socialistas influenciados pelo socialismo utópico. Em 1873 é fundado o Centro Republicano. Em 1876 é criado o Partido Republicano. Em 1878 é eleito pelo Porto o primeiro deputado republicano. Com o ultimato inglês de 1890 aumenta a vaga de indignação popular contra a incompetência, a corrupção e as cedências ao estrangeiro dos governos monárquicos. Reforça-se o movimento republicano, representando um vasto leque social, desde grandes proprietários até às classes trabalhadoras.
Em 31 de Janeiro de 1891, no Porto, rompe a primeira revolta republicana.
Este longo processo de luta contra a monarquia e a sua política ultrapassada e corrupta vem culminar com a revolta militar e civil iniciada em 4 de Outubro.

________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário