domingo, 5 de dezembro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal (51)

Sobre Bento Gonçalves


Vários

Torres Novas, s. d.

O Partido Socialista que fora fundado em 10 de Janeiro de 1875, para constituir a vanguarda revolucionária do proletariado português, estava claramente imbuído do oportunismo de direita que se manifestava através da sua submissão à legalidade burguesa e desviando a luta da classe operária para a cena parlamentar, renunciando ao ponto de vista de classe e defendendo o nacionalismo burguês de tal modo que vota uma moção admitindo a entrada de Portugal na guerra caso a Inglaterra o solicitasse.

«Fora o Partido Socialista um Partido revolucionário e o proletariado português teria, em 1910, decidido as suas reivindicações dessa época e firmaria melhor as suas posições.»

O cariz pequeno-burguês da política do P. S. levaria a muitas cisões internas, principalmente a partir de 1910 que provocariam ao seu desaparecimento depois de 1926.

________________________

O Socialismo e o Futuro da Península

Vitorino Magalhães Godinho

Livros Horizonte, 1970

Por outro lado, das convulsões sociais emergiram Estados que moldaram novas formas de propriedade, de carácter essencialmente público, e encaminharam a economia pelo rumo do planeamento. Triunfaram assim do subdesenvolvimento e abriram aos homens ansiadas perspectivas materiais, mas não souberam, nem talvez o contexto internacional lhes tivesse permitido, evitar a formação de pesadas burocracias, e como se tratava de sociedades que não tinham beneficiado da Revolução Francesa, as malhas da estrutura política e mental de Antigo Regime embaraçam o caminho de uma democratização completa.


A prioridade na abertura de rotas diferentes e o ricochete das reacções fascistas levaram esses movimentos a universalizar a validade das experiências empreendidas e a pretender impor a todos os países o que resultava de circunstâncias históricas específicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário