quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal, por José Brandão, (54)

Subsídios Para a História do Movimento Sindical Rural no Alto Alentejo
(1910-1914)

António Ventura

Seara Nova, 1976

A ideia da publicação dos apontamentos aqui recolhidos surgiu a meio do ano de 1913.
Quando pretendíamos definir uma linha de actuação para o semanário «A RABECA», constatámos que em determinados pontos pouco ou nada se sabia sobre o Movimento Operário em Portalegre. Algumas ideias muito vagas, um outro jornal isolado, algumas curiosidades encontradas no espólio de «A RABECA», uns quantos artigos e nada mais.
Durante um ano debruçámo-nos sobre as mais diversas fontes, e só agora é possível dar por concluída esta parte do trabalho, muito incompleta, é certo, mas que não deixa de ser um contributo para uma melhor compreensão do Movimento Operário no Alto Alentejo, durante os primeiros anos da República Democrática burguesa de 1910-1926.
_________________


Subsídios Para a História dos Transportes Terrestres em Lisboa no Século XIX


Maria Amélia da Mota Capitão


Lisboa, 1974

O camponês, tal como o operário, crê no futuro, compreende que a sua vida melhora com todo o progresso das técnicas.
Não era assim nos séculos passados; nem mesma no mundo oitocentista! Não havia a crença do progresso, porque não havia esta corrida louca para o aperfeiçoamento da maquinaria. E foi este entrave ao progresso, gerado na rotina e hábitos ancestrais, que trouxe o riso céptico aos lábios de homens financeiros, que desperdiçaram o seu capital, desperdiçando o tempo útil.
Os espíritos progressistas do século XVIII desperdiçaram, anos após anos, inventos formidáveis, por não admitirem que poderia haver outra fonte de energia que não fosse o vento para impulsionar barcos, o cavalo para puxar os carros, a água para accionar a maquinaria industrial.

_________________

Sem comentários:

Enviar um comentário