quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Semana da Economia - A senhora Merkel está errada

Rolf Damher

Nunca cheguei a acreditar na alegada arte de governar dessa mulher alegadamente “mais poderosa do mundo”, porque tinha e continuo a ter a certeza: a estratégia dela está errada, tanto em relação à própria Alemanha como em relação à União Europeia.

Rolf Damher

SPIEGEL ONLINE, 11/26/2010

-----------------------------------------------------------------

Debt Crisis Woes: Merkel's Reputation on the Decline in Europe

-----------------------------------------------------------------

Everyone is talking about German Chancellor Angela Merkel these days -- and most of what they have to say isn't complimentary. Her plan to create a bankruptcy mechanism for euro-zone countries, they say, has worsened the debt crisis in Ireland and elsewhere. Merkel's name, once widely respected, is now mud.


By Severin Weiland

You can download the complete article over the Internet at the following

URL:

http://www.spiegel.de/international/germany/0,1518,731350,00.html

PS: há quem proponha que a Alemanha, com superavites, com a economia a crescer a 4% devia abrir os cordões à bolsa e aumentar os vencimentos dos trabalhadores acima do índice de produtividade e, assim, aumentar a procura interna de produtos exportados por outros países europeus.Acontece que o que em Portugal é feito, tolamente, todos os anos ( aumentos salariais acima da produtividade, ) é um caso muito sério para Alemães habituados a serem rigorosos e a não brincarem com o futuro.

A senhora Merkel ao avançar com a constituição do Fundo de Emergência está a resguardar a Alemanha de crises (dos outros) que podem colocar todos em má situação, mesmo que isso constitua, uma prova que não acredita nem um bocadinho nos políticos dos países periféricos do Sul e abale ainda mais a sua credibilidade.(Luis Moreira)

Sem comentários:

Enviar um comentário