terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Ingratidão







Luis Moreira


Bem vistas as coisas a ingratidão é um eufemismo, não há ingratos, mas ingratidão pode haver se nós esperarmos que alguém esteja grato . Mas não é um problema a dois, só uma parte sente a ingratidão.. Daí dizermos, é sempre assim, a quem eu fiz bem, ou quem me deve favores ou ajudas ou amizade, foi um ingrato, desiludiu-me, não passar de uma redundância. Todos os outros a quem nada se fez não podem ser ingratos.

Não podemos esperar retribuição, ou melhor, quem é amigo ou faz bem a alguém e espera retribuição engana-se duas vezes. A si próprio, porque julga que arranjou um amigo; ao favorecido porque este, livre dos encolhos, volta a ser o que era. Se já era um amigo, continua a ser, e tudo está bem, já que nada se deve esperar de um amigo se não amizade, se não é amigo, também nada se deve esperar porque na primeira oportunidade troca-te por quem, na circunstância, lhe parecer mais favorável. Ele no fundo é que está certo, nunca esperou um acto que o leve a ficar grato, quem o fez foi para se sentir bem, pouco ou nada lhe interessou a situação.

Nem todos são assim, dir-me-ão. Pois, não, há gente grata mas são tantos como os que têm carácter,ou são intrínsecamente honestos, ou lavados de corpo e alma.E, a verdade, é que ninguém anda aí a penar por saber que a maioria são uma cambada de gente venial, tem-se como adquirido, a humanidade é assim, ganância, inveja,prepotência...

Não vale a pena sentir a ingratidão, afinal, tudo resulta de um gesto que foi dado por nossa iniciativa, com a intenção, não assumida, mas certa, de que o fizemos para nos sentirmos bem, ou damos com uma mão sem olhar para a outra ou então, quase que diria que colhemos o que semeamos.

Todos os gestos que valem a pena têm que ter essa autenticidade, se o fazes para agradar a uma qualquer entidade ou pessoa, vais sofrer de ingratidão .Foste sempre tu que te enganaste, escolheste ajudar não podes culpar ninguém.

Estar grato é um sentimento próprio de gente bem formada,que sabe que tem uma carga que vai transportar toda a vida, e assume-o, não como sendo uma condição de vir a saldar o quer que seja, mas, justamente, por saber que a gratidão não se paga, nada o afastará desse sentimento de gratidão. É uma grilheta, doce, mas grilheta.

A maioria não a suporta!

2 comentários:

  1. Muito bom raciocínio e muito bem escrito, Luís. É tudo uma questão de veracidade dos afectos. O resto vem por acréscimo.

    ResponderEliminar
  2. É por isso que dói, mas só a autenticidade nos pode proteger.Obrigado.

    ResponderEliminar