sábado, 1 de janeiro de 2011









De Novo, o Ano Novo


Ethel Feldman




Quero uma agenda sem começo.
Como o tempo que sinto.
Contínuo nos intervalos.
Entre a infância e a semana passada, confundo o passado.
Subi a montanha. Presa no tronco, a dois passos do chão - chorei com medo da queda.
Presa com a boia, junto à terra - tive medo de me afundar.
Na escola, aprendi a ler. O 'A 'vem antes do 'C' e do 'B'. O '2' acompanha o '3'.
Há sempre um antes e outro depois. O tempo a subtrair tempo, no tempo que aprendo.
O tempo de ontem, no ventre da minha mãe.
Noto o mar preguiçoso, mesmo quando se mostra revolto.
Daqui a pouco sereno. É assim o seu tempo. Sempre novo.
O rio acaricia a montanha, a borboleta beija a flor.
Saboreio a maçã, toco meu corpo molhado.
É assim a natureza. Em todos os intervalos.
Uma agenda sem início, nem fim.

6 comentários:

  1. "É assim a natureza. Em todos os intervalos.
    Uma agenda sem início, nem fim."
    Com um único ponto
    significando o momento
    em que tudo acontece
    sem antes, nem depois

    (por me ter conduzido a este complemento, acho Ethel Feldman demasiado desanimado com a natureza humana, e é pena...)

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Paladar
    Pergunta qual, ou quais?
    Respondo com o meu complemento e
    estes ais:

    "a dois passos do chão - chorei com medo da queda."

    "Noto o mar preguiçoso, mesmo quando se mostra revolto"

    "É assim a natureza. Em todos os intervalos.
    Uma agenda sem início, nem fim."

    ResponderEliminar
  3. Paladar e Ethel, somos a mesma pessoa - no feminino.
    Vemos de forma diversa, Rogério. Ou melhor, sinto de forma diversa da sua.
    Não devo ter-me expressado da melhor forma.
    Um abraço
    Ethel

    ResponderEliminar
  4. Também eu sou diverso...
    Sou Eu, o Meu Contrário e a Minha Alma (além do Rogério Pereira, que também sou). Admito que tenha sido o Meu Contrário a ler e a comentar. Se tivesse sido Minha Alma, teria entendido de outra forma o que escreveu...

    Hoje assino-me

    A Minha Alma

    http://www.blogger.com/profile/04944846765721226630

    ResponderEliminar
  5. Gostei. Que seja então através dessa 'Alma' que se faça o nosso entendimento.
    Paladar da Loucura
    www.paladardaloucura.blogspot.com

    ResponderEliminar