terça-feira, 22 de junho de 2010

Novas Viagens na Minha Terra


Manuela Degerine

Capítulo XXVII

Liberdade fundamental

Tinha reservado uma viagem a Paris no dia 12 de Dezembro – passei o dia todo a ver as horas. Agora estava a registar a bagagem. Agora estava a embarcar. Agora estava no Orlybus. Agora abria a porta de casa...

Encontro-me fora da minha vida. De diversos pontos de vista. Fui roubada duas vezes num mês (uma na rua da Palma, no dia 20 de Outubro; outra em Queluz, no dia 22 de Novembro) e isto, mesmo em Portugal, parece excessivo.

Os polícias:

- Ah, se já foi assaltada, sabe que não pode trazer nada de valor...

Então neste país não se pode andar com o necessário? Eu, em Paris, durante tantos anos, nunca me interroguei: será que posso levar isto? Trouxe sempre o que me apetecia – equilibrava o peso e a necessidade. Nunca fui roubada. (E também não conheço ninguém que o fosse.)

O meu irmão, a propósito de tudo e de nada, exclama:

- Para seres atacada?! Não queres duas sem três.

Os meus amigos:

- Usas chapéus, roupas caras: chamas a atenção. Os ladrões correm todos atrás de ti.

Está visto que a culpa é minha. Alicio os ladrões. Até os que não eram, passam por mim: não resistem. Se eu continuasse a viver em Paris, os ladrões lisboetas andavam todos a trabalhar.

Então, para não serem atacados na rua, os portugueses estão condenados às calças de ganga sujas? Ou, para se poderem vestir a preceito, vêem-se confinados: dentro do carro, dentro de edifícios? Como no Brasil?

O Estado português não me garante a liberdade de poder circular pela cidade onde nasci e vivo. Ou a liberdade de ser quem sou.

Acabo por transigir: compro uma gabardina cor de burro quando foge, modelo saco de batatas. É o meu tapa-elegâncias. O meu uniforme português. Começo a compreender as mulheres que, nos países islâmicos, usam burkas para terem paz.

Não gosto do que a Minha Terra tem feito de mim.

1 comentário:

  1. Manuela, em Queluz qualquer um pode ser roubado basta estar num lugar mais ou menos deserto e parecer que vive em Paris :-) eu próprio, que vivo aqui nas Olaias e sou comprido e peso 80 Kgs já lá andei com a bandidagem a cercar-me.Na baixa há uma espécie de acordo. Diz a polícia, "podes roubar desde que não aleijes ninguem" e do mal ou menos...

    ResponderEliminar