quarta-feira, 23 de junho de 2010

República nos livros de ontem nos livros de hoje - 34 (José Brandão)

O Ditador e a Afrontosa Ditadura

Joaquim P. Pimenta de Castro

Weimar, 1915

O primeiro presidente da república portuguesa foi o meu amigo, Dr. Manuel de Arriaga. Depois de eleito, convocou ele alguns indivíduos no Paço de Belém, para os ouvir sobre a orientação a dar aos negócios púbicos. Estando já em Lisboa o nosso ministro em Paris, sr. João Pinheiro Chagas, houve outra reunião, mais reduzida, para se assentar na constituição do ministério. Parece-me que estiveram somente os seguintes indivíduos: João Pinheiro Chagas, Eduardo de Abreu, Augusto de Vasconcelos, João de Menezes, Aresta Branco e eu. No segundo dia, a seguir ao dessa reunião, foi a minha casa o sr. Chagas, encarregado de organizar ministério, convidar-me para ministro da guerra. Recusei-me com o fundamento de não estar filiado em partido algum e não ser a minha nomeação bem recebida pelos seus dirigentes. Não se conformou. Pouco depois era eu chamado ao Paço de Belém, á presença do sr. presidente da republica, a cujas instâncias tive de ceder.

______________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário