domingo, 4 de julho de 2010
China - salário mínimo 117Euros!
Luís Moreira
Por doze horas de trabalho/dia, sem condições de trabalho, sem acesso à segurança social e sem cuidados de saúde!
Após 30 anos de reformas e crescimento económico, as fissuras no tecido social começam a surgir com cada vez mais frequência. O chamado "milagre económico chinês" não resultou em melhor vida para a população, surgem as greves por melhores salários, direitos laborais, condições de trabalho e melhor qualidade de vida.
A redistribuição da riqueza mostra que há duas populações, uma muito rica e outra muito pobre, à semelhança do Brasil, as "chamadas bossas do camelo" em vez da curva normal.No entanto, saíram da miséria cerca de 400 milhões de chineses, no mesmo período.
Com a crise mundial e apesar das deslocalizações do Ocidente, há milhares de fábricas a fechar e milhões de trabalhadores no desemprego, a economia virada para as exportações colapsa com a crise da Europa e dos US.No entanto, há 800 milhões de pessoas que ainda permanecem nos campos prontos para venderem o seu trabalho escravo.Se fosse criada uma procura interna com capacidade de compra, o país poderia substituir as exportaçõs que perdeu. Mas quem quer um trabalhador chinês a ganhar mais que 117 euros?
Convém lembrar estas coisas a quem, por sistema, critica os males do Ocidente!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário