sexta-feira, 2 de julho de 2010

Que se passa na PT?

Luis Moreira

A UE já veio dizer que é ilegal a golden share que o estado tem na PT.75% dos accionistas já disseram que aceitam a proposta da Telefónica, incluindo as grandes empresas portuguesas que se gastaram a falar no interesse nacional mas que, face ao monte de dinheiro, já esqueceram tudo o que respeita ao interesse nacional.

Pateticamente, Sócrates anda a agitar a golden share que a partir do dia 16 não vale nada, a PT está nas mãos dos espanhóis e se não for a bem vai a mal, lança uma OPA sobre a própria PT e fica com a empresa e com a Vivo. O BES, que sempre esteve na frente do combate do interesse nacional, já está vendedora, isto tem a ver com as tremendas dificuldades que a banca tem tido para se financiar nos mercados internacionais, face à situação explosiva portuguesa.

Andamos vigiados atentamente, e o BCE vai financiando a tesouraria para podermos pagar o merceeiro e o padeiro, porque a questão agora já não são as obras públicas do patético Sócrates, agora são as coisas comezinhas que já não conseguimos pagar.

O Presidente da Republica anda a falar em "insustentável", esquecendo que a situação que ele classifica como "insustentável" também é obra dele e da sua responsabilidade.Devia esquecer-se da reeleição e mover-se pelo interesse nacional.

A compra da PT é mais ou menos como o negócio de ocasião que fazemos comprando a "bomba" do vizinho por tuta e meia, o pobre perdeu o emprego e vende tudo ao desbarato, assim estão os accionistas portugueses da PT, precisam de "cash" para outros negócios de ocasião, há para aí muita coisa a metade do preço e a banca não tem dinheiro para emprestar.

Mas podíamos sair disto com dignidade, ver Sócrates sem perceber pêva do que se está a passar é muito doloroso, sempre é o primeiro ministro de Portugal, e vê-lo com a fronte enfeitada com a golden share, não é espectaculo bonito de se ver.

Mas muitos o avisaram, a determinação e a burrice são irmãs gémeas...

3 comentários:

  1. Sobre este assunto tenho um texto com opinião diferente. Irá depois de publicado um outro que está na bicha. Só uma nota: acho que se devia perder o costume de cada vez que fala um burocrata da UE, por aqui baixarmos as orelhas como se o bicho fosse o patrão (ou o papão).

    ResponderEliminar
  2. "O BES, que sempre esteve na frente do combate do interesse nacional..."
    ou que sempre se pôs à frente do interesse nacional?

    ResponderEliminar
  3. Ponto 1:Sou contra as "golden shares".
    Ponto 2:Se elas existem é porque são legais e têm um papel.
    Ponto 3:Todos sabiam que o estado tinha uma "golden share" na PT, estava nos estatutos e qual a sua abrangência.
    Ponto 4:Sócrates fez muito bem em usá-la. Se ela existia usou-a.
    Ponto 5:Se não a tivesse usado hoje andava
    o pessoal a criticá-lo por não a ter usado.
    Ponto 6: Até parece que os espanhóis nunca fizeram oposição à compra da E.On pela Endesa.
    Ponto 7: e os italianos? E os franceses? Isso é outra gente. Connosco temos de comer e calar.
    Ponto 8:Se a malta quer ficar atascada em dinheiro vendam o país em lotes.

    ResponderEliminar