sexta-feira, 30 de julho de 2010

República nos livros de ontem nos livros de hoje - 89 e 90 (José Brandão)



A Influência da Maçonaria em Portugal

Barbosa Sueiro

Perspectivas & Realidades, 1984

A chave das angústias de Barbosa Sueiro está na constatação de que uma Ordem que se distinguiu no combate ao obscurantismo acabou por perder o Norte em querelas que tinham mais a ver com a ocupação do aparelho do Estado republicano que com a procura de seguimento a uma obra insuficientemente registada nos manuais de História. «Eu compreendo que o bom Maçon de ontem tivesse sido monárquico constitucional, que o bom Maçon de hoje seja republicano radical, e que o bom Maçon de amanhã venha a ser socialista avançado», reconhece o autor, depois de lamentar que a mocidade das escolas seja monárquica e a das oficinas bolchevista.

Numa época de desencanto perante a comparação entre o prometido pela República e os resultados da acção do regime fundado em 5 de Outubro de 1910, Barbosa Sueiro condena a existência de «tantos agrupamentos maçónicos, quantos os agrupamentos políticos».

________________________________


Instauração da República

Imagens da Época

Vários

Aveiro, 1985


COMPILAÇÃO DE ELEMENTOS ICONOGRÁFICOS relacionados com a Instauração da Republica, seleccionados a partir do acervo da exposição realizada no SALÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE AVEIRO, de 5 a 20 de Outubro de 1985, promovida pelos Serviços de Cultura da Câmara Municipal de Aveiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário