terça-feira, 24 de agosto de 2010

As citações de Saramago

Luis Moreira


Depois dos livros que aqui deixamos com uma breve resenha de cada um deles, vamos ter as citações que melhor ajudam a compreender o pensamento de Saramago. Durante vários dias não faltaremos.

Amor

"Aprendi que o sentimento do amor não é mais nem menos forte conforme as idades, o amor é uma possibilidade de uma vida inteira e, se acontece, há que recebê-lo".

Pilar del Rio

"Estamos sempre juntos, aqui ou quando viajamos. Então como hei-de dizer? encontrei a pessoa de que precisava. Com 63 anos, quando já não se espera nada, encontrei o que faltava para passar a ter tudo. Portanto, há de facto esse sentido de família, da solidão, mas no fundo aqui a família nuclear não são dois mais X, é o casal. E podemos estar sozinhos, sem ninguem, que não nos faz diferença nenhuma".

Mulheres

"As mulheres são os motores dos homens.Na minha infância, quando vivia com os meus avós maternos, via-se perfeitamente que naquela casa a grande força era a minha avó. E durante toda a vida pude sempre comprovar que num casal a figura forte é a da mulher.O homem alimenta-se da força delas."

Blogoesfera

"Inventei uma expressão que acho bonita: escrever na infinita página. E é essa a sensação: ao mesmo tempo que se estão inscrevendo nessa página as palavras que escrevo, outras,muitas,por toda a parte, estão a ser escritas."

Felicidade

"Eu podia ser felícissimo como homem e ter uma pouca sorte danada como escritor. No meu caso, sinto-me em paz com o meu trabalho, sei o que quero fazer e julgo que faço aquilo que quero. Como homem posso dizer de mim mesmo que sou um homem feliz"

Sem comentários:

Enviar um comentário