quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Esta nossa encantadora Natureza (2) - por Andreia Dias

Boa noite!

Peço desculpa pela demora na resposta, mas o fim-de-semana no dia 15 de Agosto reunimos sempre a família na aldeia dos bisavós na Beira. Só agora cheguei a Évora e pude dar uma vista de olhos no e-mail.

Tenho muito gosto que use as minhas fotos e se não se importar, depois gostava de ver os seus blogs :-)

Já que apreciou as minhas fotos, vou atrever-me a enviar mais :-)

Envio fotos de uma ave que eu acho espantosa. É o quebra-ossos, um abutre que se alimenta exclusivamente de ossos. Já existiu em Portugal, julgo que o último (ou um dos últimos) exemplar se encontra taxidermizado no Museu de História Natural de Coimbra. Foi extinto pelos caçadores... o animal que tenho nos braços é uma fêmea que foi baptizada com o nome de "Andreia". Capturámos e colocámos um emissor e
voou nos céus dos Pirenéus entre Março de 2009 e Setembro do mesmo ano, altura em que morreu por disparo... de um caçador. E casos como este ainda ocorrem frequentemente... não tenho nada contra os
caçadores, até já trabalhei com eles 2 anos directamente e continuo a trabalhar de uma forma menos assídua. Mas realmente concordo que deveria haver uma "re-educação" que é quase impossível... mas isto
daria uma outra conversa :-)



Voltando ao Quebra-ossos, esta é uma ave extremamente ameaçada, e existem programas de reintrodução (por exemplo na Andaluzia). A plumagem dos jovens é diferente dos adultos, vai mudando progressivamente. A "Andreia" que tenho nos braços é adulta e pesava 5, 500 kg.

Um grande beijinho e até breve,

Andreia

Sem comentários:

Enviar um comentário