segunda-feira, 16 de agosto de 2010

HIV - estrela dos palcos infecta!


Luís Moreira


Um caso destes ainda hoje é notícia, porque não se espera que uma estrela dos palcos possa estar infectada o que diz muito do que pensamos acerca dos comportamentos referidos a certas profissões e níveis sociais.

Uma cantora que se relaciona com todo o tipo de gente e numa profissão onde o número de parceiros é elevado, constitui um perigo, porque não se pode esperar que os parceiros saibam e, em qualquer dos casos, a cantora nunca dirá que é seropositiva (corre o risco de ser afastada) e ser notícia arrasadora para a sua carreira,atendendo às expectativas que os seus fãns possam ter.


Esta questão só se levanta porque se trata de uma doença sexualmente transmíssivel e socialmente banida, porque o bom senso aconselharia que, numa profissão destas,onde é muito elevado o risco de múltiplos parceiros os comportamentos fossem prudentes. A prova disso é que há um parceiro que foi mesmo infectado e há outros que se queixam de a cantora não os ter avisado, o que quer dizer que em caso algum houve prevenção.

Será que uma pessoa infectada põe em risco um relacionamento por dizer-se infectada? Sinceramente, não creio, julgo mesmo que uma pessoa emocionalmente envolvida, ou é muito séria e com um caracter forte, ou pura e simplesmente não toma medidas de prevenção .

Há sempre que tomar medidas prudenciais e só depois de um relacionamento seguro e duradouro é que se pode aliviar tais medidas. Trinta anos depois as pessoas continuam a pensar que a festa continua!

4 comentários:

  1. Os parceiros da dita cantora devem ter seguido uma dos conselhos de Bentoxvi e ... resolveram não usar preservativo

    ResponderEliminar
  2. Há um número que cresce em ÁFrica: o das mulheres casadas infectadas pelos parceiros.
    E aqui Luis, como resolves esta situação? Relações longas que à partida deveriam ser sinónimo de confiança. Os homens praticam o sexo não seguro fora de casa. Cabe a cada um de nós cuidar da nossa segurança e aqui não há outra alternativa: sexo seguro.
    Não me cabe julgar se a pessoa em causa é cantora, artista, etc...- vincular o meio ao comportamento, não é só um risco, como o caminho para a discriminação. Fulana é responsável pelos seus actos, os amantes idem.

    ResponderEliminar
  3. É natural que sendo estrela tenha muita procura...

    ResponderEliminar