quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Livros de Saramago
Luis Moreira
continuação
O Ano da Morte de Ricardo Reis - 1984
Saramago surpreende tudo e todos ao dar vida a um heterónimo de Fernando Pessoa, Ricardo Reis, narrando-lhe os últimos dias vividos na Lisboa triste da época da consolidação dos fascismos na Europa.
A Jangada de Pedra - 1986
Imagine-se que a Península Ibérica se soltou do resto do continente e anda à deriva, em busca de um rumo.A metáfora em força, no mais Iberista dos livros do escritor. É demonstrado que somos todos hispanos e que aquilo que nos une a Espanha tambem nos separa daquilo a que chamamos Europa.
História do Cerco de Lisboa - 1989
O livro não é sobre o Cerco da Cidade de Lisboa de 1147, centra-se antes em Raimundo Silva, um revisor de provas de um livro chamado, precisamente,História do Cerco de Lisboa. Este, por sua vez,é cúmplice do próprio autor, narrador participativo.
O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 1991
"Homens perdoai-lhes porque ele não sabe o que fez".
O livro dá uma nova perpectiva da história de Jesus, completando as lacunas de quatro evangelhos. Tal, como mais tarde em Caim, somos confrontados com um Deus mau e cruel.Tornou-se na mais polémica de todas as obras do autor, para o que contribuiu a estupidez de um secretário de estado da cultura,impedindo o livro de concorrer a um prémio internacional.
continuação...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário