terça-feira, 10 de agosto de 2010

O umbigo da nossa Educação !

Luís Moreira





É um naco de prosa que mostra bem como é necessário acabar com os chumbos nas escolas.Porque é o menor dos prejuízos, tudo o que nos poder passar pela cabeça para extinguir o que há de mau nas escolas, ao ler o que transcrevo, dá muito mais trabalho e manifestaçãoes na avenida. Fiquemo-nos, pois, pelos chumbos:

"Toda a pessoa é, no fundo, um grande sonho - motivação, para cuja consecução dispõe de potencialidades, com as quais busca a sua realização, rumo a uma plenitude inatíngivel mas indefinidamente aproximável.Ora,este desvelamento do Eu só pode fazer-se através do Tu e ocorre sempre rumos a um Nós em que todos seríamos um ideal de infinitude para onde sempre vamos caminhando, sem jamais o consumarmos. Tudo aponta para que,em frase-limite,tenhamos que afirmar, ser é amar" (do blogue A Educação do Meu Umbigo)

Como se vê o "eduquês" atinge a espuma da imbecilidade, e a mente das pobres crianças que têm que habitar uma escola onde coexistem com quem se entretem com o seu umbigo, transformando-o no centro do mundo.Só aos próprios interessa a escola, não a escola onde se prosseguem objectivos que têm como alvo o aluno, mas objectivos que têm como único alvo o seu próprio umbigo. Uma corporação como muitas outras que tomaram o Estado.

Só uma escola autónoma, em que os pais possam escolher e todos os agentes sejam avaliados, segundo o mérito, é que inverterá esta tendência que se mantem ano após ano, uma escola cada vez pior e alunos cada vez mais mal preparados.

Aquela frase é linda, não é?

Sem comentários:

Enviar um comentário