sexta-feira, 6 de agosto de 2010
O volunturismo
Luís Moreira
Neologismo que junta voluntariado a turismo, leva-o a passar férias bem diferentes, no Senegal profundo,a ajudar na prevenção do HIV nas ruas de Honduras, ou cuidar da Grande Barreira de Coral, viver em comunidade na India.
Em vez de ir para os trópicos apanhar o sol que pode apanhar aqui no Algarve e, as mais das vezes, levar com um tufão que não o deixa sair do Hotel e ter que apanhar o primeiro avião para aterrar aqui na Portela com um rídiculo "sombrero" na cabeça, pode ir para África e conhecer junto das populações o modo de viver, os animais que nunca viu em liberdade, ensinar a usar os equipamentos domésticos.
Ajudar na gestão das escolas e infantários, cuidando,rindo,acarinhando.Contactar de perto a realidade concreta dos países, há organizações que tratam de tudo, e agências de viagens especializadas neste tipo de turismo. Não se gasta mais dinheiro do que se escolhesse um resort de luxo, onde vê a praia, e a paisagem entre o aeroporto e o hotel, encharca-se em alcool e abana a cabeça até às cinco na boite do hotel à espera de uma aventura que nunca acontece.
É uma boa opção, já é quase uma indústria a criar postos de trabalho e não deixa morrer o "gap year" em que os jovens académicos ingleses antes de entrar no mercado do trabalho, percorriam o mundo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
e porque não dedicar as férias a limpar as matas, as florestas? Gostamos tanto de férias solidárias mas... sempre lá fora.
ResponderEliminarPode ser.Aliás, no Gerês há ingleses a limpar a floresta.
ResponderEliminarboa noite,gostaria de ter um contato com você,queria saber mais sobre volunturismo.
ResponderEliminarJessica, vou arranjar um contacto de confiança, depois envio-lho. luis.couto.moreira@gmail.com
ResponderEliminarJessica, aí tem umas quantas organizações meritórias.
ResponderEliminarAIDCLObal - Acção e Integração para o desenvolvimento Global
Waves for development
Bridge Volunteers
Cultural Heritage Without Brothers
Todas estão com programas.