sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Repúblca nos livros de ontem nos livros de hoje - 109 e 110 (José Brandão)

Memórias e Trabalhos da Minha Vida

(4 Volumes)

Norton de Mattos

Editora Marítimo Colonial, 1944

Não é uma obra de recriminações ou de combate, nem tão pouco, de propaganda politica.

É uma obra serena, em que através das 1.200 páginas que os quatro volumes compreenderão, o general Norton de Matos evoca figuras esquecidas e factos longínquos, discute problemas que não morreram, defende pontos de vista e apresenta opiniões, numa exposição calma, reflectida, sem espírito doentio de classe ou de partido olhando, acima das pugnas que separam os homens, o interesse nacional que os deve congraçar.

____________________



O Meu Depoimento


(Da Monarquia a 5 de Outubro de 1910)

António Maria da Silva

República, s. d.

Vem agora o lume o primeiro volume de memórias de António Maria da Silva, intitulado «O Meu, Depoimento», título que ele resolveu, adoptar por alturas de 1943, quando iniciou a sua escrita, numa conversa tida comigo e durante a qual vieram à baila outros, nas acabando por preferir aquele.

Até quase pouco tempo antes de ter adoecido gravemente e da sua morte, António Maria da Silva, entre aquele ano de 1943 e 1950, ano em que faleceu, escreveu as suas memórias, que vão desde 1906 a Maio de 1926. É um eximo trabalho de que agora sai o primeiro e que virão surgindo sucessivamente a curtos intervalos.

Pena foi que a doença e a morte não lhe tivessem consentido prosseguir a feitura das suas memórias …

________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário