terça-feira, 14 de setembro de 2010

Apresentando Carlos Antunes

Carlos Antunes iniciou o seu percurso político em 1955, quando aderiu ao Partido Comunista Português, sendo em 1958 designado responsável pela organização clandestina do PCP na província do Minho. Em 1959, passou à clandestinidade, tornando-se funcionário do Secretariado do Comité Central. Em 1963, integrou a direcção da Rádio Portugal Livre, instalada na Roménia., onde permaneceu até 1966, No final de 1966, foi designado responsável pela organização do PCP no estrangeiro, instalando-se clandestinamente em Paris e colaborando com Álvaro Cunhal na reorganização do partido. Em 1968, com a chegada ao poder de Marcelo Caetano, acentuam-se as divergências entre Carlos Antunes e a linha oficial do PCP, acabando por sair do partido.

Em 1969 foi criado o embrião do que viriam a ser as Brigadas Revolucionárias e o Partido Revolucionário do Proletariado. Regressa clandestinamente a Portugal, tornando-se responsável pela criação e orientação das Brigadas Revolucionárias, cujas acções, entre 1969 e 1974, organizou e liderou. Em 1973, participou na criação do Partido Revolucionário do Proletariado. Em 1977, foi acusado de autoria moral de várias acções armadas, assim como de movimentos e acções revolucionárias, estando entre 1977 e 1982, em prisão preventiva. Cerca de cinco anos após a libertação, foi julgado e absolvido.

Em 1974 publicou o Dossier Brigadas Revolucionárias. Organizador e conferencista do Seminário decorrido no Museu da República e Resistência, em Lisboa, sobre a luta armada em Portugal entre 1926 e 1974., foi também co-autor do livro Ecosocialismo – Uma alternativa verde para a Europa, editado em vários países da Europa, em 1990.

2 comentários:

  1. Bem-vindo, Carlos Antunes. Com a tua chegada, a hegemonia onomástica dos Carlos está a tornar-se esmagadora. Há tempos, perguntei à nossa xará Carla que patrono devíamos escolher- Carlos Magno, Karl Marx... Carlos Gardel, respondeu a Carla. Mudando de registo - Carlos, gosto muito de te ver por aqui. Espero que te dês bem nesta tua casa.

    ResponderEliminar
  2. Carlos,fora essa questão onomástica (acho que há mãozinha do Loures) és uma grande aquisição para o Estralabio.Bem-vindo e um abraço amigo.

    ResponderEliminar