sábado, 4 de setembro de 2010

Complexo universo paralelo - 12ª edição do Festival do Rio

Clara CastilhoDois jovens irmãos – Mário e Pedro Patrocínio – vão este ano a concurso na 12ª edição do Festival do Rio de Janeiro. Porque se lhes meteu na cabeça fazer um filme numa das favelas mais perigosas do Brasil - o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Para isso tiveram que contar com as ajudas dos familiares, as suas poupanças…. Cinco anos no local a que chamam a “Faixa de Gaza carioca. Debaixo de tiroteios, descobrindo o modo de fugir e sobreviver, correndo o risco de os habitantes pensarem que eram informadores infiltrados, na memória a lembrança de jornalistas lá assassinados. E isto porque acreditam que “ as histórias de coragem daquelas pessoas precisavam de ser contadas”

No filme existem quatro personagens: uma mãe de família, Dona Célia, o presidente da Associação de Moradores, Senhor Zé, que vive na favela há 30 anos, o artista MC Playboy e uma figura sempre presente - o tráfico.

Já anteriormente estes dois irmãos tinham feito um documentário sobre um Centro de Acolhimento para crianças, em Cabo Verde. Neste momento juntaram-se à associação “Terra dos Sonhos” , em Lisboa.
Não conheço estes dois irmãos, mas agrada-me esta forma de estar. Certamente a conta bancária não será choruda, mas têm muito que contar!

Sem comentários:

Enviar um comentário