quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A escola pública pode ser assim - de excelência!

Luis Moreira

A Escola Secundária do Entroncamento é uma escola com uma dimensão significativa: um corpo docente que ronda os 150 professores, os mil alunos em regime diurno e os 200 em regime nocturno. Bem relacionada com o seu meio ambiente e de proximidade com a comunidade do meio escolar e ainda pela aprazibilidade dos seus espaços físicos.

"Ganhamos um prémio de excelência graças ao trabalho de um grupo de pessoas que se juntaram num objectivo comum, partilhando boas práticas e que nos colocaram no bom caminho como mostram os resultados atingidos. 27% dos nossos alunos tiveram uma média superior a 17,5% valores, dos que concluiram o ensino secundário."

A relação escola/família/comunidade consubstanciada numa participação activa dos pais e encarregados de educação nos projectos da escola, no envolvimento dos pais no processo ensino/aprendizagem e numa melhoria efectiva dos canais de comunicação da escola com as famílias. Para isso foi criado um gabinete de Provedoria com o intuito de receber e ouvir todos os que nos procuram com novas ideias, sugestões, reclamações e podermos responder em tempo útil.

Numa lógica de abertura à comunidade estabeleceram-se parcerias com associações civis e empresariais, com a Autarquia e outras instituições de ensino, alugaram-se as nossas instalações para obter receitas próprias e assim melhorar o equipamento e comprar materiais didácticos. O cartão electrónico, preocupados como estamos com a segurança, por forma a que os diversos serviços que escola fornece possam ser pagos sem dinheiro "vivo" e ,paralelamente, controlar quem entra e sai da escola.

Enfim, uma escola virada para o exterior, para e com os alunos!

Sem comentários:

Enviar um comentário