quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Liberdade

Adão Cruz

Sei que será difícil encontrar uma área, dentro da nossa sociedade, onde as coisas funcionem como deve ser, uma área onde não haja incompetências, corrupções, fraudes, crimes, mercado de influências, arbitrariedades, obstruções, subornos, perseguições, discriminações, subserviências e conformismos. Seja na medicina e na saúde, no ensino e na administração, no obscuro mundo do dinheiro e das religiões, no seio dos governos nacionais ou estrangeiros, em tudo o que é poder, a fasquia do homem pode ser, com efeito, muito rasteira. Arrepia-me que o seja, em qualquer circunstância, nas instituições tidas como as mais nobres, dignas e honrosas.

O meu respeito cresce na nobreza e na verdade das atitudes mas não se esgota nos erros e nas fragilidades da natureza humana. Perde-se sim, na hipocrisia, na mentira, no obscurantismo e na cobardia de figuras políticas, intelectuais e religiosas, quando falam e se apresentam como sábios e íntegros, aos considerados bacocos deste país. Não tenho estofo para admirar homens em quem não acredito, mas tenho a humildade suficiente para não me considerar mais do que um cidadão responsável. Bacoco nunca.

Por isso me indigna o que descaradamente se passa, todos os dias, com o beneplácito público, na esfera política, social e religiosa.

Na minha maneira de ver, qualquer tentativa de esconder, camuflar ou conduzir a opinião pública à escamoteação e anulação de factos gravíssimos é ultrajante. A ofensiva contra a liberdade, contra a liberdade de expressão e independência do pensamento, é um mal imperdoável.

2 comentários:

  1. Meu caro, Adão, vindo de ti sei que é o que pensas e por isso te digo, o que é hoje verdade amanhã deixou de o ser; se algum dia um de nós for um director de um jornal perante o mesmo facto,temos leituras diferentes (mentir propositadamente, é outra coisa...). A liberdade trazemo-la (ou não) dentro de nós na capacidade de conseguir ouvir os outros e tentar compreendê-los.É a única liberdade de expressão que existe.Nós os dois sempre divergimos mas isso nunca impediu de nos respeitarmos mutuamente, é essa a liberdade.Talvez a liberdade passe por termos a oportunidade, de escolher entre várias opções.Mas não há conceitos absolutos, embora haja consensos quanto à "estrutura da coluna vertebral"...

    ResponderEliminar
  2. E ver fluir a inteligência é sempre muito gratificante.

    ResponderEliminar