quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A nossa encantadora Natureza - 4

Andreia Dias

Ouriço-cacheiro Erinaceus europaeus, Erinaceus de ericius = ouriço-cacheiro/ barreira de espinhos.


É um dos animais por quem tenho mais estima. Tive um cão que durante anos nos presenteava com estes animais. Depois do seu passeio, trazia-os na boca e do focinho despontavam gotículas de sangue causadas pelos espinhos do ouriço. Feliz e a abanar a cauda, colocava os animais cuidadosamente no tapete da entrada da cozinha, parecendo querer agradecer algo. Os pobres coitados, espinhosos e cheios de pulgas que se viam a passear pelas estradinhas do seu dorso, dentro da sua lentidão tentavam fugir… facto que acabava sempre por acontecer.

O ouriço-cacheiro é um animal de hábitos essencialmente nocturnos, podendo ser observado nas últimas horas do dia e ao amanhecer. Quando sente perigo enrosca-se, expondo os espinhos como armas de defesa. Hiberna entre Novembro e Março.

Alimenta-se sobretudo de invertebrados que encontra no solo - minhocas, escaravelhos, lagartas, aranhas e lesmas - embora também por vezes consuma ovos e pequenos vertebrados - sapos, lagartos, crias de roedores e de aves. Também come peixe, até porque é um excelente nadador. Cada ninhada é composta por 4 a 6 crias.

As principais causas de mortalidade são a fome durante a hibernação e a predação por raposas, aves de rapina nocturnas, texugos ou mesmo cães. Os atropelamentos na estrada constituem também um importante factor de mortalidade desta espécie.

Curiosidades: na série de jogos “Sonic the Hedgehog”, o ouriço “Sonic” é a principal personagem. A SEGA criou o “Sonic” uma vez que os ouriços eram muito famosos na década de 1980, sendo utilizados como animais domésticos no Japão.

Diz o povo (erradamente), que os ouriços foram desde há muito, influenciados pelas bruxas, para roubar de noite leite das vacas.

Diz a lenda que, o homem que queira conquistar uma mulher, terá de esfolar um ouriço-cacheiro, e depois borrifá-lo com sumo de erva-de-diabo. Com esta magia, a mulher ficará apaixonada, e fará tudo o que ele lhe exigir.

5 comentários:

  1. Que bom, hoje temos a Andreia e a Natureza. Já lhe andava a sentir a falta. Oh, Andreia porque seria que nos tinham sempre que conotar com as bruxas? Nem os pobres dos ouriços nos escapavam.

    ResponderEliminar
  2. Eu nem por uma grande paixão era capaz de esfolar um ouriço. Devo dizer que foi dos animais que mais me custou dissecar na Faculdade.

    ResponderEliminar
  3. Andreia que belo texto e que belo serviço oferecido a todos nós que nada sabemos do simpatico ouriço. E o animal tambem agradece a divulgação de que nada tem a ver com bruxas e mulheres mal amadas.É um serviço à natureza estes textos.

    ResponderEliminar
  4. Olá Andreia: Este ouriço da minha infância, que tantas vezes encontrei e com o qual simpatizei desde os meus tempos de menino, pesquizador de ninhos e de bichos!
    Mulher fosse ela, Andreia, só o facto de me obrigar a esfolar o pobre do ouriço, retirava roda a vontade de me eriçar. Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ainda me estou a rir dos vossos comentários! Muito obrigada! A verdade é que o pormenor da esfoladela do animal também me causa agonia... e saber que ainda hoje, ouriço-cacheiro é um petisco no Alentejo... na brasa!

    ResponderEliminar