sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Novas Viagens na Minha Terra


Manuela Degerine

Capítulo CXVII

Regresso de Santiago de Compostela

Surpreendo-me no dormitório: os radiadores estão ligados. Não esperava tamanho desvelo nesta instituição. Adormeço. Porém, passada uma hora, sinto-me gelada. Levanto-me, toco no radiador: está frio. Ah... Isto já não me surpreende.

Não consigo voltar a adormecer. Tenho frio. Decido ir, às escuras, tentando não fazer barulho, à mochila, procurar a camisola das fibras tecnológicas e, quase de madrugada, ainda ponho o blusão da D. Graziela por cima do saco-cama. Acabo por dormir.

O movimento no dormitório recomeça por volta das seis horas. Os espanhóis do telemóvel também partem hoje e, como deixaram o carro em Tui, seguimos o mesmo itinerário. Descemos à cave para o primeiro pequeno almoço, encontramos o espaço encerrado com uma cortina de ferro; o que tão-pouco me surpreende.

Abandono a vara de eucalipto num receptáculo de guarda-chuvas onde, antes de mim, muitos peregrinos deixaram as suas, constituindo deste modo um feixe de paus; o pormenor mais humano e comovente deste inóspito seminário. Paus que percorreram tantos quilómetros, sondaram poças, absorveram transpiração, afastaram cães, evitaram quedas, polidos no contacto com as mãos, tortos pelo peso que aguentaram... Comparados com estes paus, o que são os bordões turísticos? (Um acessório para a National Geographic.)

Sérgio quer apanhar o autocarro para Finisterra; regressará caminhando. Seguimos juntos para a rodoviária. Junto-me aos três espanhóis e a duas raparigas encontradas a partir de Padrón, as quais viajavam de bicicleta; estes autocarros transportam os velocípedes. Despeço-me de Sérgio: o meu companheiro de aventuras.

E começamos uma viagem ao contrário. Acelerada: percorremos em minutos vários dias. Por aqui passámos ontem, além é o albergue de Pontevedra, atravessamos a zona industrial do Porrinho... (Uma ou outra vez, avisto caminhantes: quem me dera acompanhá-los.) Chegamos a Tui. Despeço-me dos últimos companheiros.

- Ah, lembrar-nos-emos do episódio cómico do telemóvel!

Adeus episódios cómicos e picarescos. Esta viagem teve um pouco de tudo. Adeus, adeus... caminhantes.

Adeus Caminhos de Santiago.

Sem comentários:

Enviar um comentário