sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O desfecho do processo Casa Pia apreciado por Adão Cruz

As lágrimas quase me saltaram dos olhos


Ao ouvir as condenações do processo “Casa Pia”.

As penas são muito leves para tão abjectos seres humanos

- Muito mais leves para os que à justiça, desavergonhadamente, fugiram -

Mas salva-nos o ter sido feita justiça.

Pode ser um passo extremamente importante

Na reabilitação da coluna vertebral de um país decente e honesto.

8 comentários:

  1. Um suspiro de alívio, Adão. Parece que ainda se faz justiça neste país.

    ResponderEliminar
  2. Eu não tenho esse vosso optimismo mas, também, não me caíram lágrimas porque, desde há muito tempo, que reajo a este processo como quem sofreu um acontecimento muito traumático: choro por dentro. E, se calhar, também choro por mim, por viver neste mundo e não conseguir mudar nada.

    ResponderEliminar
  3. "Eles sabem que nós sabemos" diz Felícia Cabrita, e os ex-alunos da Casa Pia, agora advogados. "Como foi possível?" pergunta Ana Peres a Juíza. Faltam ali muitos e sabe-se quem são.Já tinha vomitado a ver programas de TV, chorar foi a primeira vez.Disseram o nome de quem devia ir à TV pedir desculpas públicas aos jovens, tudo gente que negou e tornaram a negar credibilidade às vítimas.Um nojo!

    ResponderEliminar
  4. António Gomes Marques4 de setembro de 2010 às 00:59

    Eu estou como a Augusta: não consigo ter o vosso optimismo. Foi a condenação da 1.ª instância, não esqueçam!
    A Justiça, como já tive ocasião de escrever no «estrolabio», é o maior dos muitos problemas que temos em Portugal. É também a prova clara de que vivemos numa democracia que é mais formal do que real. Agora, vão seguir-se os recursos, aos condenados não falta dinheiro.
    Por outro lado, não tenho a certeza de que tenha sido feita justiça, basta pensar nos muitos que não foram incriminados.
    Será que vamos conhecer os outros nomes? Zangaram-se as comadres (os que foram condenados de um lado, do outro os que ficaram de fora protegidos por razões que poderemos tentar adivinhar e que, conhecidos os seus nomes, talvez consigamos perceber tudo ou quase tudo).
    A procissão ainda vai no adro, é a minha convicção.

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida que muitos pedófilos ficaram de fora. A pedofilia é um problema muito grande em Portugal. Mas este terá sido um passo importante para se enfrentar este problema. Faltam muitos mais com certeza. Um deles é reflectir sobre se uma estrutura como a Casa Pia é adequada para dar respostas aos problemas das crianças e jovens das classes mais desfavorecidas.

    ResponderEliminar
  6. O primeiro passo está dado. Já não se pode esconder que há pedofilia em Portugal. E há muita gente protegida por poderes poderosos!

    ResponderEliminar
  7. A pedofilia é a vergonha da humanidade. No caso vertente foi bom chegar aqui com rostos desvendados, embora outros ocultos. Agora aquilo que se segue todos nós adivinhamos, talvez esta etapa seja prenúncio dum outro amanhã.

    ResponderEliminar
  8. Sinto uma enorme satisfação em saber que há tanta gente empenhada em que se faça justiça num miserável caso como este, num país que desepera por ser honesto. Faço votos para que, para além da teatral e e patética encenação de alguns condenados frente à sentença de um tribunal desta envergadura, estes tudo façam para que se descubram todos os outros que se esconderam por detrás de manobras e artimanhas de toda a espécie e que deviam estar no banco dos réus. Quantos não serão (!) daqueles que que nos aparecem como dignos cidadãos com direito a imagem e discurso. Façam algo de útil à nobreza do ser humano, ainda que proscritos como são, denunciem, denunciem, digam o que sabem de toda a corja que conhecem, a fim de que o país possa lavar-se de tanta sujidade. Isso aliviará, pelo menos moralmente, a sentença.

    ResponderEliminar