quinta-feira, 16 de setembro de 2010

"O MIstério da Camioneta Fantasma", a partir de dia 21 às 22:30

Temos tendência a valorizar muito o presente e a desvalorizar o passado. Agora, pense assim - suponhamos que num mesmo dia são assassinados vários membros do governo, incluindo o primeiro-ministro. Era uma tragédia, não acha? Pois foi o que aconteceu,em 19 de Outubro de 1921, em Lisboa.

O governo presidido por António Granjo, que vemos na foto acima,  apresentou demissão ao presidente da República, António José de Almeida. Sabendo-se em perigo, Granjo  refugiou-se em casa de Cunha Leal, o líder da ala esquerda e ligado ao movimento revolucionário. Descoberto, Granjo, foi levado para o Arsenal da Marinha, e abatido a tiro. Outros grandes republicanos foram assassinados: o almirante Machado Santos, o comandante José Carlos da Maia e o coronel Botelho de Vasconcelos, metidos numa camioneta fantasma que percorreu Lisboa naquela noite´.



Hélder Costa, actor, encenador e dramaturgo, vai dia a dia contar-nos esse episódio  - "O Mistério da Camioneta Fantasma" - a partir do dia 21 às 22:30, todos os dias, num Estrolabio perto de si.

1 comentário: