domingo, 5 de setembro de 2010

Os pés pelas mãos

Marcos Cruz



A minha filha está na cozinha, em bicos de pés, a tentar chegar com as mãozitas a um pacote de bolachas que eu afastei o suficiente, julgo, da borda do balcão. Afinal, julgo mal: ela fez cair o pacote. Ponho-me a imaginar o que pensará ela sobre a conquista - se achará que foram as mãos as responsáveis, se atribuirá o mérito à inclinação dos pés, se premiará o conjunto ou se nem perderá tempo a reflectir sobre isso, que é o mais provável. O meu pai está na cozinha, sentado, a dizer-me que a ciência, mesmo sendo um cemitério de hipóteses, é o único caminho para a verdade, ao passo que a filosofia é, na generalidade, um amontoado de disparates. Segundo ele, a filosofia é apenas um degrau, um degrau que está abaixo da ciência. Eu pergunto-me, e pergunto-lhe por outras palavras, sem que ele mostre vontade de me ouvir, se esse degrau não estará para a ciência como os pés da minha filha estarão para as suas mãos na abordagem ao pacote de bolachas.

1 comentário:

  1. Não sei, Marcos. Mas o importante é o facto de poder assistir a estas conquistas da pequenota, estar atento e poder responder-lhe quando ela fizer as perguntas. Ai, vão chegar e muitas. Mesmo que não entenda a resposta, o que interessa é que o tem presente e a responder. E isso faz toda a diferença, em relação a outras crianças.
    Desejos de muitos momentos como este.

    ResponderEliminar