domingo, 5 de setembro de 2010

República nos livros de ontem nos livros de hoje - 142 e 143 (José Brandão)

Poder Político e Caciquismo


na 1ª República Portuguesa

Fernando Farelo Lopes

Editorial Estampa, 1994

Esta obra propõe-se contribuir para um melhor conhecimento do sistema político da 1.ª República Portuguesa, centrando-se nos problemas relacionados com a participação política e o acesso aos órgãos centrais de decisão (Parlamento e Governo). As conexões entre o caciquismo, o processo eleitoral e os mecanismos de escolha e transferência do poder são objecto de uma análise extensa e documentada.

Adicionalmente, esta análise torna evidente que “a dificuldade de acesso” às instituições políticas e a “crise de participação” foram não só um problema político relevante mas também uma das principais fontes de deslegitimação e instabilidade do regime.

_____________________________

Polémicas

Raul Proença

Publicações Dom Quixote, 1988

O carácter abertamente polémico da obra de Raul Proença é conhecido dos estudiosos da sociedade portuguesa do presente século. Porém, a sua amplitude é bastante maior do que é de consenso geral. Neste livro estão reunidas 51 polémicas que aquele pensador manteve com jornalistas e intelectuais da sua época. Como enquadramento às referidas polémicas, foi elaborada uma cronologia da vida e da obra de Raul Proença, que poderá proporcionar novas perspectivas para a compreensão mais ampla das suas teses. Uma extensa bibliografia sobre a sua obra fecha a presente antologia.

Neste trabalho, apresentam-se os seguintes inéditos que se encontram no espólio daquele escritor, depositado na Biblioteca Nacional: uma carta de Ana de Castro Osório sobre a lei do divórcio, uma de Afonso Lucas sobre política geral e uma terceira de Carlos Bana, sobre a forma que o Estado republicano deveria assumir.
________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário