quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sonhos

Augusta Clara


E os sonhos que nós sonhamos quando já não estamos a dormir?! Naquela fronteira em que tudo é, ainda, possível.

Insistimos, insistimos e eles continuam. Como os meninos que queriam que os deixassem continuar a acreditar no Pai Natal. Já nem sabemos se temos os olhos fechados ou abertos. Têm um narrador e tudo se desenrola a contento. E, quando não, a história começa a encravar. Repete uma frase, repete, repete, como um velho disco riscado. Damos-lhe um empurrão, ao narrador ou à história? Retoma-se o fio…na parte em que se era feliz. Tudo se recompõe e a felicidade é tão fácil!

E o narrador sabe tudo, de nós, dos outros e do que lhes vai na mente, do nosso destino, do que estava para ser mau mas vai ser bom, de todos os enredos que fazem a delícia de uma boa história. Pode endireitar tudo este narrador dos nos sonhos semi-acordados. É o amola tesouras da nossa alma. Raia o sol e ele toca aquela gaita como as canas dos índios e chama-nos para o sonho a construir. O tempo é muito pouco, temos que o aproveitar bem.

Até que a névoa se rasga. Todas as manhãs. Que crueldade!

E era tudo possível. Mas já não é outra vez.

Que mecanismo me faz isto? Que maquiavélico mestre desenrola a cena toda, me torna feliz, enrola o tapete, cerra o pano, fecha as luzes, acende o dia? Leva-me os actores?

Para que quero eu o dia?

Se eu fosse poeta, era muito fácil contar-te este sonho porque a poesia é o sonho escrito. Tudo faz sentido. E tu mo explicarias.

Um dia vou sonhar que o sonho é verdadeiro e vou acordar de repente. Apanho-o pelos calcanhares. E, então, talvez, tu fiques mesmo comigo.

15 comentários:

  1. Quando acordo de sonhos maus fico feliz. Quando são bons sinto tudo isso que descreves tão bem

    ResponderEliminar
  2. Então Augusta Clara, escreves tão bem... olha, por que não mandas mais textozinhos?

    assinado:
    Conde Drácula

    ResponderEliminar
  3. Ai, Conde Drácula, tens o condão de me fazer rir, coisa de que eu sempre gostei muito :) Mas, olha, vou-te dizer uma coisa: desgraçado de quem caia no Estrolabio. Fica com a saúde arruinada para sempre. Eu já estou com um desarranjo hormonal: activou-se-me para aqui uma glândula qualquer e, agora, tenho sempre um texto às voltas na cabeça. E eu, antes, não sofria disto.

    ResponderEliminar
  4. É isso é. Uma pessoa com a tua formação académica que agrega a poesia à massa genética e anda com textos embrulhados «numa glãndula qualquer", diz bem dos transtornos que o Estrolabio provoca nas criaturas. Tenho estado a ver se consigo que seja classificado como droga leve - entre o absinto e o haxixe - paga menos impostos embora o pedigree seja de escalão inferior.

    ResponderEliminar
  5. Acredito, Adão, porque agora me lembrei que aquele lindíssimo poema "O Meu Sonho Azul", que levaste à maratona, me dá uma sensação semelhante.

    ResponderEliminar
  6. Sonhar acordado é o sonho mais possível que desemboca numa torrente poética. É aquele lusco-fusco onde pairamos sem destino.
    Belo texto.

    ResponderEliminar
  7. Você com esse nome tão apaixonado porque é que não escreve um texto sobre Pedro e Inês? E, assim, deixava de se cansar tanto a filosofar sobre os textos dos outros. Fui Clara?

    ResponderEliminar
  8. Foste claríssima, Augusta Clara. Vou baralhar: e os sonhos que se repetem, repetem, repetem (bons e maus)? E os que nos proporcionam a resolução de conflitos, em que acordamos e sabemos o que responder a determinada pessoa, sobre determinado assunto? Quer o Freud tenha ou não razão, quer a cara da pessoa seja uma e por detrás esteja outra, etc., o facto é que não passamos sem sonhar! A dormir, semi-acordados, completamente acordados... Ah! e este sonho comum que todos fazemos ao mesmo tempo? Não é também um sonho?

    ResponderEliminar
  9. Pois é, Clara! "Pelo sonho é que vamos", não é? Algum poeta, amanhã, que me diga de quem é esta frase porque não consigo lembrar-me.

    ResponderEliminar
  10. Oh, que pena!

    O Sebastião da Gama deve ter dado voltas no seu túmulo que ocupou precocemente.

    A leitura será sempre uma, o seu entendimento, pode ser diverso. Que pena!

    ResponderEliminar
  11. Sempre fui muito sonhador. Alguns dos sonhos que tive em criança são hoje realidades, mas não conseguidas por mim. Um deles era haver máquinas que fizessem as redações e as contas; outro era encontrar no meio do caminho, em sentido contrário, uma pessoa que vinha para onde eu ia e trocar com ela o caminho andado(ela ficava no sítio de onde eu partira e eu no fim da minha caminhada( transferência de matéria ainda não conseguida pelos físicos); outro era namorar com as miúdas giras e elas não saberem.Tudo é possível para um sonhador.

    ResponderEliminar
  12. Mas li o teu comentário sobre a tua neta que achei muito bonito e dou-te os parabéns por essa prendinha deliciosa que, afinal, também é um sonho, não é?

    ResponderEliminar