sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Coisas Breves - Rally para restaurar a sanidade

Carlos Mesquita



Pescas. Os portugueses são dos maiores consumidores de peixe do mundo. Dois terços do peixe consumido em Portugal são importados. O défice desta balança comercial atingiu cerca de 350 mil toneladas em 2009, no valor de 740 milhões de euros. Importamos 1,3 mil milhões de euros de peixe, exportamos 560 milhões. Não capturamos excessivamente nenhuma das nossas principais espécies de peixe. As quotas atribuídas ao nosso país não são esgotadas, devido á abundância de algumas espécies, e ao facto de Portugal não ter navios suficientes, porque a frota tem sido desmantelada. (i/Lusa)

Cavaco Silva abriu ontem a conferência “Portugal e o Mar” dizendo que “Portugal não se pode dar ao luxo de desperdiçar um dos nossos principais recursos naturais” e precisou “face ás elevadas quantidades de consumo de peixe per capita, surpreende que não façamos mais esforços para aumentar a sua produção. Para um país que tem, impreterivelmente, de reduzir as suas importações e aumentar as suas exportações, dá para reflectir”.

Como o nosso presidente está surpreendido e nos pede para reflectir – reflictamos.

Este presidente não é o mesmo Cavaco Silva que foi primeiro-ministro? E não foi no seu governo que começaram e foram determinantes os incentivos ao abate de barcos de pesca? Como aliás ao abandono dos campos. É preciso ter uma grande lata para estar surpreendido pelos resultados das políticas que preconizou.

*

Lobos. Soube agora com o Orçamento de Estado (O.E.), o valor da indemnização aos concessionários da A24 pelo chumbo do Ministério do Ambiente ao traçado da via, para proteger segundo dizem o habitat de sete lobos em Trás-os-Montes. Desde 2003/2004 acompanhei e escrevi vários artigos na imprensa regional sobre as vicissitudes desta obra, crucial para a região. Foram pagos á Norscut 320 milhões de euros em 2008.

No O.E 201, estão inscritos 536 milhões devidos aos sindicatos bancários (BES, CGD e BCP) associados aos concessionários que avançaram com o pagamento à Aenor (216 milhões) e à Nortscut (A24).

No caso que conheço melhor, a indemnização é devida ao atraso do funcionamento da estrada. Não sei se está contabilizado nesta verba o desvio feito da serra do Alvão para a da Falperra, para o projecto ser aprovado, cujo viaduto sobre o vale de Vila Pouca de Aguiar custou 100 milhões de euros. É uma obra colossal com 1.350 metros de comprimento 32 pilares 30 andares de altura, leva os automobilistas para uma estrada de montanha, perigosíssima no inverno. Tudo isso para a estrada não passar por uma ponta da Rede Natura. É bom que os portugueses saibam que entre meio e um por cento do aumento do IVA, em 2011 é devido a esta despesa dita ambiental. Quanto custa não incomodar sete lobos, que parece que só são quatro, e já li que é só um?

Jon Stewart, actor e apresentador do Daily Show vai promover no fim deste mês uma manifestação a que chama “rally to restore sanity”.

Devíamos associar-nos, em nome do regresso de algum bom senso.

Sem comentários:

Enviar um comentário