quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Comunicação social e democracia - III - O Vida Ribatejana suspendeu a publicação



João Machado


Há alguns dias alguém me avisou de que o Vida Ribatejana já não aparecerá na próxima semana. Na segunda-feira confirmei o facto junto de várias pessoas. A empresa proprietária, a CCS - Cultura e Comunicação Social, Lda., pediu a declaração do estado de insolvência.

O Vida Ribatejana é (espero que continue a sê-lo) um semanário de Vila Franca de Xira. Fundado em 1917, por Fausto Nunes Dias, é sem dúvida o jornal mais conhecido do Ribatejo. Ainda não há muito tempo, reportando-nos à imprensa local, era um dos jornais mais lidos no Distrito de Lisboa. Ultimamente já não era (não sei se alguma vez o foi) o de maior tiragem (da ficha técnica constam 10000 exemplares), ou o mais lido, por várias razões, a começar pela financeira. Foi perdendo muita publicidade, o que possivelmente precipitou a situação actual. Outro problema que agravou a situação do jornal foi a redução da comparticipação do Estado no porte pago.

Do que não há dúvida é que o Vida Ribatejana prestava um serviço muito relevante à comunidade, a começar pela cidade de Vila Franca de Xira, e também ao concelho e às zonas vizinhas. Não se limitava às notícias puramente locais; por vezes tratava temas de interesse nacional.

Uma cidade como Vila Franca de Xira, de tamanho médio (cerca de 20000 habitantes), que continua a ser um centro administrativo importante e um centro de atracção para as zonas vizinhas, requer a existência de órgãos de comunicação social, incluindo, claro, jornais. O encerramento do Vida Ribatejana é um golpe importante para a cidade e para a região. O processo de insolvência terminará provavelmente pela venda em hasta pública dos títulos possuídos pela CCS, o Vida Ribatejana e o Notícias de Alverca. A continuação pelo menos do primeiro é essencial.

Remato reproduzindo alguns dos títulos principais do último número, o 4612, de 29 de Setembro.

• Lucros das empresas do concelho de Vila Franca caíram 60 milhões de euros em 2009.
• Feira (de Outubro) arranca na sexta e vai renovar-se em 2011.Vila Franca investe 2 milhões no novo Pavilhão do Cevadeiro.

• SAC (Serviço de Atendimento Complementar) da Póvoa de Santa Iria deve reabrir já em Outubro.

• Imposto sobre imóveis para 2011. Câmara mantém taxas mas a CDU queria ligeira descida.

• Alhandra – Água com muito sal inviabiliza captação junto às piscinas.

• Salvador Marques (teatro centenário de Alhandra) com biblioteca e sala de teatro já tem programa funcional.

• Câmara de Benavente protesta, Naer desmente aproximação de zonas habitadas. Temperatura elevadas e mudança das pistas do novo aeroporto “ameaçam” Santo Estêvão.

• Plataforma logística inaugurada na quarta-feira. Fiege investe 11 milhões em Azambuja.

O Vida Ribatejana nº 4612 incluiu também um interessante artigo de opinião do economista Eugénio Rosa, ligado à CGTP, intitulado Preço de energia em Portugal é muito superior à média da União Europeia. E também continha um caderno de desporto, outro sobre a Feira de Outubro de 2010, e outro sobre touros. E ainda um roteiro sobre lazer e uma secção Olho Vivo, humorístico e de crítica. Era obviamente um jornal muito informativo.

Espero que recomece em breve.

2 comentários:

  1. É de facto um golpe para o concelho, acho que se deveria organizar uma conferência de Amigos e Doadores para a sua reactivação.

    Carlos Patrão.

    Abs.

    ResponderEliminar
  2. É sempre um golpe o fecho de um jornal.

    ResponderEliminar