segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal (3), por José Brandão

Almanaque de A Batalha 1926

Prefácio de Maria Filomena Mónica

Edições Rolim, 1987

No dia 23 de Fevereiro de 1919, saía, em Lisboa, o primeiro número do jornal A Batalha, editado pela União Operária Nacional, embrião da CGT, tendo como redactor principal o conhecido militante sindicalista Alexandre Vieira. A central operária viria depois a editar vários livros e opúsculos, entre os quais, em 1926, o almanaque de A Batalha.

A parte inicial do almanaque, composta por apontamentos sobre a chuva e o bom tempo, no melhor estilo Borda de Agua, é surpreendente. Se estas anacrónicas indicações nos fazem hoje sorrir, não deixam também de nos ajudar a compreender melhor o movimento operário português, ainda tão perto do mando rural.

A Batalha constitui um caso ímpar na imprensa operária mundial. De facto, são raríssimos os casos em que estruturas sindicais foram capazes de produzir e manter por tão largo período um órgão de imprensa diária como ocorreu em Portugal, com este órgão da CGT.

__________________
 

Anarquistas, Republicanos e Socialistas em Portugal

António Ventura

Edições Cosmos, 2000

A partir de finais do século XIX ocorreram contactos regulares entre republicanos, anarquistas e socialistas que deram corpo a correntes «intervencionistas» dentro do movimento operário, socialista e libertário em Portugal, isto é, sectores que, sem abdicar das posições de princípio quanto à questão social e aos objectivos últimos, colaboraram com os republicanos por considerarem que a República seria um passo qualitativo na tão desejada transformação social.

António Ventura nasceu em Portalegre em 1953. Professor Catedrático de nomeação definitiva do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa. Director da Revista da Faculdade de Letras de Lisboa. Director do Centro de História da Universidade de Lisboa. Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História.

_______________________
 
Antologia Imprensa Operária Portuguesa 1837-1936

César Oliveira

Perspectivas & Realidades, 1984


Esta antologia da imprensa operária portuguesa pretende proporcionar aos militantes sindicais e aos leitores uma amostragem significativa dos órgãos de imprensa que, entre 1837 e 1932, procuraram reflectir o quotidiano, as opiniões e os esforços organizativos dos trabalhadores portugueses e daqueles que, de uma forma ou de outra, com eles colaboraram.

Não é uma obra académica ou destinada a um público restrito, mas nem por isso se dispensou o rigor que deverá sempre ser inerente a qualquer trabalho que se pretenda sério. Não se pretendeu antologiar, exaustivamente, toda a imprensa operária e sindical compreendida pelas datas em referência. Um critério presidiu à selecção e organização desta antologia: fazer incidir o esforço principal sobre os órgãos de imprensa escrita que maior importância tiveram no movimento operário e sindical…

______________________

Sem comentários:

Enviar um comentário