segunda-feira, 11 de outubro de 2010

José e Pilar

Clara Castilho



Organizado pela Apordoc na segunda metade de Outubro, o doclisboa apresenta todos os anos em antestreia os melhores documentários da última temporada e reúne uma série de programações não competitivas, incluindo a retrospectiva de um autor internacionalmente aclamado.

As masterclasses do festival são públicas e gratuitas. Os encontros informais com os realizadores estimulam o diálogo entre os profissionais e o público.
Ao longo do festival os participantes também podem assistir e participar no Forum Internacional para Co-produções Lisbon Docs (pitching), nos encontros profissionais docbreakfast e na Happy Hour diária, Guest meet Guest.

Pois, no dia 16, em que José Saramago faria 88 anos, ali poderá ser visto o documentário José e Pilar, do realizador português Miguel Gonçalves Mendes (licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo recebido várias distinções, em que se destacam o prémio Migliore Opera Portoghese di Cultura e Tradizioni d’Europa 2003 por D.Nieves- curta-metragem documental sobre a Galiza e o Prémio Melhor Documentário Português no DocLisboa 2004 por Autografia - um retrato do poeta e pintor surrealista Mário Cesariny de Vasconcelos).



Do texto que nos fala deste filme, que pode ser lido na Visão de 7 de Outubro, podemos ficar a saber que o filme tem estreia comercial simultânea em 22 salas de cinema português, com 16 cópias enviadas para o Brasil, com exibição prevista em 10 cidades brasileiras. O filme resulta de um trabalho de 4 anos, 240 horas de filmagens, cinco meses só para seleccionar imagens, um ano e meio para montar… A leitura deste artigo aguça o apetite. Espero só vir a saber onde poderei ir ver o filme, já que, no dia 16 vai ser impossível.

Sem comentários:

Enviar um comentário