segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A Grande Muralha - 6 - Luís Moreira na China

Uma cidade enorme, bonita e moderna. Totalmente ocidentalizada, magníficos prédios erguem-se para o céu, dando a ideia de uma NY mais moderna. Os prédios antigos dão lugar aos arranha céus, onde se acolhem todos os bancos internacionais e todas as marcas das empresas globais. De um e outro lado do Rio Amarelo (mais para o barrento...) as construções rivalizam em modernidade e originalidade, enquanto a baia esta sulcada de navios de cruzeiro que largam muitos milhares de turistas todos os dias.

A torre das telecomunicações domina, pela altura e forma a cidade, hoje, quando a visitei por volta das 11 horas já tinha sido visitada por 254 000 pessoas. Vende-se de tudo e a todos, eu vou carregado de livros sobre arquitectura. Ando a ver se não gasto mais dinheiro mas amanha na Expo vai ser um tormento para me aguentar...


A visita a um dos bairros típicos ( o bairro Francês) deu uma visão bem diferente da Xangai moderna, milhares de pequenas lojas com produtos tradicionais e produtos da mais adiantada tecnologia, em paralelo com a venda de rua, chamam milhares de pessoas que tudo compram ao preço que se quiser, por metade do preço inicial .

O transito, ou ando a ver mal, mas a verdade e que não ha regras, vejo ciclistas em direcção contraria aos carros, estes mudam de direcção ao sabor do interesse do motoristas, os sinais vermelhos são so para aconselhar prudência porque ninguém para nos sinais vermelhos e muito menos nos outros, mas ninguém bate, as pessoas atravessam aos magotes em plena rua, uma anarquia organizada ( o Loures adoraria ver como o sistema e viável e funciona...)

Mas, no meio deste vulcão fomos visitar lugares magníficos onde impera o silencio e aromas de arvores e flores que sobrevivem ao caos em que a vida das pessoas esta transformada, musica tocada por jovens chinesas de uma suavidade impressionante acalmam os sentidos, tudo parede meias com a confusão generalizada. Os hotéis de cinco estrelas estão cheios, os carros de luxo estacionados com os motoristas a espera, restaurantes e teatros, cinemas e espectáculos tudo cheio como um ovo, a transbordar de gente de todo o mundo...

Com o Ocidente as voltas com tanta crise ha algo que me escapa...

Sem comentários:

Enviar um comentário