sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Lila Downs

Lila Downs (1968, Tlaxiaco, Oaxaca) é uma cantora mexicana especializada na interpretação de composições inspiradas no folclore de várias culturas mesoamericanas: mixteca, zapoteca, maia e nahua.  Frequentou a Universidade de Minnesota onde completou os estudos em canto e antropologia.

Nos últimos anos, Lila Downs e a sua banda têm efectuado numerosos concertos no México, América do Sul, Estados Unidos e Europa. Contribuiu para a banda sonora do filme Frida com vários temas entre os quais Burn it blue, que seria nomeada para o óscar para melhor canção e que Lila Downs interpretou, ao lado de Caetano Veloso, na 75ª entrega dos óscares.  Após uma primeira visita a Portugal em 2003 regressou em Julho de 2006 apresentando-se em Lisboa e Porto. Participou no filme Fados,  de Carlos Saura, cantando Foi na Travessa da Palha. Repare-se no seu excelente português.


4 comentários:

  1. E,então, Mesquita gostaste? Tens os discos dela?

    ResponderEliminar
  2. Vi e tenho o DVD da Frida Kahlo; mas, Augusta, vou dar-te outro desgosto. Não gosto da Lila. Nem dos mariachis ou seus sucedâneos, do México aprecio e muito Gonzalo Rubalcaba.
    Que se há-de fazer?

    ResponderEliminar
  3. Esse não conheço, mas é mais um a conhecer.Eu não estou a falar da Lila dos filmes. Estou a falar, pelo menos, dum CD chamado "The Border" que é sobre os problemas da zona de fronteira com os EUA. Foi por aí que eu a conheci primeiro, não pelos filmes. Eu, também, tenho o DVD da Frida mas já o vi há tanto temp que nem o relacionava com ela. Qual foi o desgosto que me tinhas dado antes? Não me lembro :)

    ResponderEliminar
  4. Esquece. O Gonzalo até é cubano.
    Queria dizer com mexicanos.
    Não aprecio a musica de violão tradicional do México, sempre presente nas coisas que conheço da Lila. Consumo outro tipo de música.

    ResponderEliminar