segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A nossa encantadora Natureza – 8, por Andreia Dias


Rola-bosta

O nome já explica tudo…

Este coleóptero ou escaravelho, tem uma importante função na natureza. Detentor de um estranho hábito alimentar (há bichos capazes de tudo!), alimentam-se de fezes.

Na realidade, o seu nome “rola-bosta” deve-se ao seu comportamento reprodutivo: na época de reprodução, procura fezes de animais carnívoros e herbívoros e as fêmeas elaboram perfeitas bolinhas de excrementos. Estas bolas são empurradas (roladas) e colocadas em buracos que abrem no solo e fazem a postura dos ovos na bolinha. Após a postura, enterram a bola e fecham o buraco. As larvas quando nascem, rapidamente devoram a bola deixada pela mãe até atingirem tamanho e robustez suficientes para sobreviverem fora desta situação.

Sempre foram muito conhecidos em África provavelmente devido à abundância de grandes herbívoros. Existem várias espécies, tendo mesmo sido exportada para o Brasil em 1989 uma espécie africana por parecer mais eficaz que os “trabalhadores do esterco brasileiro”. Esta importação surgiu como tentativa de controlar a mosca-dos-chifres, uma terrível praga do gado. Estas moscas depositam os seus ovos nas fezes do gado bovino e os rola-bosta ao enterrarem os excrementos destroem os ovos e as larvas das moscas e de outros insectos nocivos.

Afinal, embora não pareça, além de limpinho é um bichinho que auxilia o controle de pragas. Contribui ainda para o arejamento dos solos com os túneis que escava no solo e fertiliza-o com os excrementos que enterra… mas que bicho trabalhador!!!

Depois de um longo dia de observação de águias, na zona de Vila do Bispo, preparava-me para findar a jornada, quando me deparo com esta fêmea super atarefada…a imagem assim o demonstra.

11 comentários:

  1. Até eu já gosto de escaravelhos,Andreia!O teu objectivo de dar a conhecer os animais surte efeito. Não podemos gostar do que não compreendemos.

    ResponderEliminar
  2. No Antigo Egipto os escaravelhos eram considerados sagrados. O que os actuais egípcios (que nada devem ter a ver com os antigos) aproveitam para vender aos turistas escaravelhos como amuletos. Alguns são jóias caras. Muito interessante o texto, Andreia. A foto excelente, também.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante este teu trabalho de zoóloga divulgadora científica. Parabéns. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Que interessante texto e interessante bichinho! E pensarmos que estes bichinhos são muito mais úteis à humanidade do que muitos homens!

    ResponderEliminar
  5. Um grande beijinho para todos... são os queridos!

    ResponderEliminar
  6. Agora é que acertaste na mouche, Adão. Só não concordo que escrevas "homens" porque também há boas pestes que são mulheres.

    ResponderEliminar
  7. Augusta, na eterna frase da Maria Velho da Costa (...as mulheres acordam todos os dias, homens, animais e bestas...)queimavam-se soutiens ali na Marquês.

    ResponderEliminar
  8. E reforço o comentário,Andreia: É incrível como estes bichinhos são muito mais úteis à humanidade e ao equilíbrio do planeta do que milhões de vígaros e corruptos que mais não fazem do que transformar a terra numa bola de merda.

    ResponderEliminar
  9. Luís, hoje encalhámos na casa da Andreia e na do Adão, por mais que ele já nos tenha posto as mãos no ar. Só falta chegar o Carlos a dizer que gosta de alheiras porque teve uma avó chamada Augusta.

    ResponderEliminar
  10. Assim aplaudo. Era a bola de merda que faltava aí.

    ResponderEliminar
  11. Fiquei fã do bicho. Portugal precisa muito deles.

    ResponderEliminar