quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Soluções ex-presidenciais

Rolf Damher
Não costumo ver os programas televisivos que mostram os habitantes da “casa sem pão” a digladiarem-se com questões fúteis que nada têm a ver com a solução dos problemas.

Ontem, curioso pelo que os três antigos Presidentes da República teriam a dizer sobre a crise em geral e a crise portuguêsa em particular, abri uma excepção – e não fiquei desiludido. Sem me lembrar das palavras exactas de cada uma das personalidades, a seguir cito as afirmações mais centrais de cada uma delas, em resposta à pergunta o que Portugal deve fazer para criar um novo desígnio que lhe permita saír da crise: -

Gen. Ramalho Eanes: “...a responsabilidade de tudo que nos aconteceu devemos atribuir a nós próprios .... saír do euro não, mas talvez no futuro nos empenharmos mais em prol dos países CPLP” * (Comunidade de Países de Língua Portuguesa)

- Dr. Mário Soares: “... a solução do problema na actual situação não é muito fácil porque a necessária mudança de paradigma ainda não teve lugar ... a UE está marcando passo e a perseguição dos grandes ideais europeus parou...um importante co-factor da crise portuguesa” ** -

O Dr. Jorge Sampaio foi menos específico mas frizou com grande fervor que Portugal devia é conjugar esforços e olhar para frente. Conclusão: a solução do problema é – felizmente – conhecida. Agora só faltam homens de estado que criem um novo equilibrio entre os factores ideais até aqui negligenciados e os factores materiais que até aqui parecem ser os únicos que foram considerados.

Rolf Damher * Fiquei agradavelmente surpreendido com a visão do Gen. Ramalho Eanes, pois desde 1997 não falo de outra coisa!!! ** “... quando uma União Europeia às avessas, que de outrora extrovertida e alterocêntrica virou introvertida e egocêntrica, chegar ao fim da linha, serão os seus subsistemas menos desenvolvidos os primeiros que terão que passar pelas armas”

Sem comentários:

Enviar um comentário