domingo, 7 de novembro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal (25),

Liberalismo, Socialismo, Republicanismo
(antologia de pensamento político português)

Joel Serrão

Livros Horizonte, 1979
Duas hipóteses se nos apresentavam quanto ao modo de fazer esta antologia: o respeito exclusivo pela seriação cronológica dos autores seleccionados e dos respectivos escritos, ou a tentativa de explicitar os núcleos fundamentais e sucessivos da temática e problemática políticas portuguesas no período a que este volume respeita: da instauração do liberalismo (1820) à crise do republicanismo (cerca de 1920).
Preferimos a última hipótese, que se nos afigurou mais apta a revelar o devir do pensamento cujos momentos mais significativos buscámos caracterizar e sumariar.
Para uma complementar e mais exacta situação temporal, todos os autores seleccionados são referidos pela ordem cronológica do nascimento nas notas bibliográficas que lhes são consagradas, no fim do volume.

________________________

Lisboa no Liberalismo

Victor de Sá

Livros Horizonte, 1992


Detectar na Lisboa dos finais do milénio, a urbe do princípio do século XIX, antes ainda das profundas transformações e inovações urbanísticas que o liberalismo introduziu na capital, eis o desafio que Víctor de Sá nos propõe.
Tentar ver na Lisboa actual os limites urbanos, as localizações dos acontecimentos e as veredas por onde serpenteavam as esperanças e os furores duma época que deu início às alterações introduzidas no nosso viver quotidiano. Um quotidiano burguês e proletário, de ampla e intensa circulação, hoje, a contrastarem com a cidadezinha dos duzentos mil habitantes que eram quando a Revolução Liberal se iniciou em 1820.

______________________

Sem comentários:

Enviar um comentário