sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal (30), por José Brandão

Notas Acerca da Geração de 70

Flausino Torres

Portugália Editora, 1967

É sempre difícil enquadrar os factos, os acontecimentos, as pessoas, as tendências. Mas é indispensável fazê-lo por várias razões que se compreendem muito bem. É mais fácil aproximar e meter dentro do mesmo quadro um Rodrigues de Freitas e um Silva Cordeiro do que aproximar, seja sob que ponto de vista for, um Eça de Queirós e um Oliveira Martins, um Júlio Dinis e um Sampaio Bruno. Que semelhanças encontrar entre um João Penha e um Antero, contemporâneos, frequentando Coimbra na mesma época, ambos bacharéis por aquela espantosa

Universidade de Coimara, ambos poetas?

_________________________


Notas Oitocentistas

Alexandre Cabral

Plátano Editora, 1973


Esta nova obra de Alexandre Cabral faz parte de uma série de estudos que aquele escritor tem vindo a fazer sobre a História de Portugal do século XIX e primeiro quartel do século XX. Incidindo muito especialmente nos reflexos sociopolíticos que alguns importantes acontecimentos do século transacto provocaram nos rumos do povo português, estas NOTAS OITOCENTISTAS – resultado de um aturado trabalho de investigação e de síntese – constituem importante achega para um mais desempoeirado conhecimento do período focado. O simples enunciado dos temas tratados por Alexandre Cabral evidencia o interesse desta obra: «Comuna de Paris de 1871»;
__________________________


Notas Para a História do Socialismo em Portugal

(1871-1910)


César Nogueira

Portugália Editora, 1964

Estas Notas para a História do Socialismo em Portugal (1871-1910) começaram a ser investigadas e escritas em 1932 (….) e durante este longo período foram sucessivamente acrescidas com mais documentário.

Não sem dificuldades, porém, foi esse material recolhido e joeirado, pois, infelizmente, quase toda a documentação da obra socialista em Portugal está perdida ou extraviada e a que se encontra é escassa – tanto nos arquivos do antigo associativismo socialista como operário e nas Bibliotecas Públicas de Lisboa e do Porto, e as colecções dos jornais e outras publicações estão incompletas ou não existem, assim como é difícil consultar outras edições dessas épocas por estarem esgotadas.

No entanto não hesitámos e conseguimos, com uma rigorosa documentação histórica obtida após laboriosas investigações, juntar o material preciso para confeccionarmos estas Notas.

_____________________

Sem comentários:

Enviar um comentário