sábado, 13 de novembro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal (31), por José Brandão


Notas Para a História do Socialismo em Portugal


(1895-1925)

César Nogueira

Portugália Editora, 1966

Há 35 anos que dei a minha vida ao Socialismo. Sem recear o perigo, atravessei o canal da Mancha durante a guerra para assistir à II Conferência Socialista dos Países Aliados, em Londres, e desci às minas de S. Pedro da Cova, à profundidade de 350 m² para sentir mais perto as amarguras dos «trabalhos forçados» do povo que trabalha. O meu coração, o meu pensamento e a minha acção serão, pois, até ao fim da minha vida sempre pela causa do Socialismo.

O que escrevo nestas páginas não tem a intenção de molestar coisas ou pessoas. São notas que vão para a História. E para a História diz-se a verdade.

Lisboa, 28 de Setembro de 1930.

César Nogueira

_________________________


A Nova Fase do Socialismo


João de Meneses

Guimarães Editores, 1975

João (Duarte) de Meneses, nascido em Lisboa em 1808, aí morreu em 1818; licenciou-se em Direito, na Universidade de Coimbra, foi advogado em Lisboa; tendo aderido aos princípios republicano» ainda estudante, participou na revolta de 31 de Janeiro de 1831. A sua intervenção na propaganda republicana, permitiu-lhe estabelecer um acordo com o Partido Socialista, o que levou à eleição de Afonso Costa, Paulo Falcão e Xavier Esteves.

Figura central do republicanismo, João de Meneses procurou estabelecer neste texto o balanço do Socialismo, actualizando a informação em Portugal, servindo a propaganda republicana.

A reedição deste texto permite definir o quadro científico e político portugueses no que diz respeito ao Socialismo, no período final da monarquia.

____________________________

Oliveira Martins e o Socialismo

Augusto Santos Silva

Afrontamento, 1979

O texto que se vai ler necessita de uma explicação prévia.

O autor concorreu, em 1978, ao Prémio Revelação de Ensaio, da Associação Portuguesa de Escritores, com um original intitulado Duas leituras de Oliveira Martins: o Socialismo, a História, que era, rigorosamente, a junção ad hoc de dois estudos, um sobre as relações entre Martins e o socialismo, outro sobre a teoria martiniana da História.

O original foi premiado e pôs-se o problema da sua eventual publicação. Pesavam contra ela a fragilidade da articulação entre as duas partes do texto, cada uma delas tratando de objecto de particular dimensão e escrita em tempo e enquadramento próprios; e a natureza preparatória de qualquer dos estudos, primeiras sistematizações de pesquisas que o autor levou e leva a cabo sobre o pensamento martiniano.

__________________________
 

O Operariado e a Primeira República (1910-1924)


César Oliveira

Publicações Alfa, 1990

Com este volume pretende-se fundamentalmente proporcionar uma visão tanto quanto possível ampla e esclarecedora de como o operariado português "viu" a República parlamentar burguesa, da forma como "reagiu" à sua governação e dos processos que, o republicanismo no poder, utilizou no tratamento da "questão social". Tal visão abarca o período de 1910 a 1924 e, num ou noutro caso, procuram-se reproduzir, em apoio a certas afirmações, textos anteriores à implantação da República. (...)

_______________________



Operárias e Burguesas

Maria Alice Samara

Esfera dos Livros, 2007

No final do século XIX, princípios do século XX, estas mulheres iniciaram uma dura e longa batalha pela sua emancipação e igualdade a nível social, político e cultural. Adelaide Cabete, médica, professora e uma incansável lutadora; Alice Pestana, sempre em defesa da educação feminina e da criança; Guiomar Torrezão, a operária das letras que fez dos jornais e das suas obras publicadas em livro as armas da sua luta; Domitila de Carvalho, a primeira mulher a entrar na porta férrea da Universidade de Coimbra; Regina Quintanilha, a primeira mulher a vestir uma toga; Angelina Vidal, que deu a sua voz pelos mais desfavorecidos; Maria Rapaz, que se fez passar por homem para conseguir melhores condições de vida, são algumas das vozes deste livro. Muitas destas ambições caíram por terra com o final da I República e com o advento do Estado Novo que procura remeter as mulheres para a esfera doméstica.

______________________

Sem comentários:

Enviar um comentário