quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Esta nossa encantadora natureza 9 - Andreia Dias

Pútegas (Cytinus hypocistis)




Não menos interessante do que os animais, as plantas fazem parte de um mundo fascinante… mas mais…, como dizer… sossegado. Sendo menos “entendida” na área da botânica, quando vejo um espécime vegetal que desconheço, tento fotografá-lo e enviá-lo às minhas “amigas das couves”, como chamo carinhosamente aos botânicos.

Aprendi com uma grande amiga, que estas são as pútegas. Esta planta de nome castiço, pronto a ser “atirado” a alguém, é parasita das raízes das estevas. Esta é das plantas parasitas mais fáceis de identificar e encontrar em Portugal. Não tem clorofila e surge na Primavera.

Nas zonas rurais, as pessoas dizem que as pútegas têm um líquido mucilaginoso que é comestível. Também já ouvi dizer que as crianças as procuram para as chuparem, por serem doces como o mel.



Curiosidades: Foi utilizada na medicina popular como antidiarreico.

6 comentários:

  1. Viva Andreia, já tinha saudades tuas! Vamos para a Botânica? Óptimo, para conhecermos esses seres que nos alegram os olhos. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Olha a nossa encantora Andreia com os seus belos textos.

    ResponderEliminar
  3. Bem chegada Andreia com as tuas intervenções que cheiram a universo, a tempos que nos escapam, a saberes que nos enchem de nostalgia de um mundo desconhecido, que é o nosso. A brincar, mas não seria mais delicado os cientistas chamarem-lhe prostipútegas? Um beijinho muito carinhoso Andreia

    ResponderEliminar
  4. Foi num post anterior em que discorrias magnificamente sobre um charmoso sapo, que comecei a encontrar a razão de eu achar tão belas certas criaturas normalmente tidas como repugnantes.
    Agora trazes estas pútegas, oferecidas e deslumbrantes, que me fazem pensar e esperar ansiosamente o q virá a seguir... obrigado desde já.
    (D.G)

    ResponderEliminar
  5. Ai, ai, socorro!!! Ainda estou agarrada à barriga que me dói de tanto rir... só o Dr. Adão para me despoletar este estado...
    Muito obrigada pelos vossos comentários...e eu que tanto falho em não comentar os vossos encantadores textos... perdoem-me! Um beijinho para todos!

    ResponderEliminar
  6. D.G. há aí uma paixãozinha mas não é pelas pútegas. Cuidado que aqui no estrolabio os Carlos pertencem ao clan "gardel" ;-)

    ResponderEliminar