quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Música Romântica do Século XX - 2

Continuamos a apresentar canções românticas do Século XX. Esta primeira série inclui apenas canções da primeira metade do século. Hoje, escolhemos uma canção portuguesa cantada por Tomás Alcaide.  - O Amor é Cego e Vê.


Tomás Alcaide (1901-1967), foi um tenor lírico português de fama mundial. Foi considerado o melhor intérprete de sempre em Les pêcheurs de perles, a famosa ópera de Georges Bizet.

Esta canção do filme Bocage, realizado em 1936 por  Leitão de Barros, com música e letra de Gustavo de Matos Sequeira , Pereira Coelho, Amândio Rodrigues, Afonso Correia Leite, foi o maior êxito de Tomás Alcaide na música ligeira. Há versões mais recentes de Eugénia Melo e Castro e de Carlos Guilherme - preferimos apresentar a versão original.



5 comentários:

  1. Ó CM, por que motivo não vais ver se as minhocas estão a fazer o seu trabalho de compostagem? Nesta série estamos a passar em revista a música romãntica do século passado. Estamos, nesta fase, a escolher canções da primeira metade do século - o gostares ou não é irrelevante - estas canções foram criadas para um público específico, com condicionantes culturais diferentes das que se verificam agora, oitenta anos depois. Se, em termos de música ligeira (e é disso que se trata) só gostas de temas mais recentes, vais ter de esperar - vamos prosseguir o nosso levantamento. Quando chegarmos ao final do século, mando-te uma mensagem. Mais, se queres ajudar, vai fazendo uma lista do que gostarias que incluíssemos aqui (em termos de música romântica, que é o tema em questão). Estamos a escolher grandes intérpretes - se o Placido Domingo e o Tomás Alcaide são "pimbas" como vais classificar o Tony Carreira?

    ResponderEliminar
  2. O Tony é um querido, diz a minha mulher a dias...

    ResponderEliminar
  3. É fácil irritar o Carlos, mas não é essa a intenção.
    As caixas de comentários são para expressarmos as nossas sensibilidades.
    O bom gosto não existe (aqui concordo com Álvaro Cunhal) mas este tema é feio e o anterior também e nem o nosso grande Zé Cabra os conseguiria melhorar.
    Pensar que um mavioso buzinão deitou abaixo um governo...
    Talvez possa usar-se a música romântica desta época para correr com a NATO.
    Tenho de ir bulir.
    Até logo.

    ResponderEliminar