domingo, 7 de novembro de 2010

O jardim da Gulbenkian




Luis Moreira
Jardim da autoria do arquitecto paisagista António Viana Barreto com a colaboração do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Teles (1962/1969), tem cerca de 8 ha, e onde se incluem algumas árvores e algumas espécies únicas da flora. É fortemente marcado pelo facto de possui um grande lago e um conjunto de estatuária moderna disposta pelos seus espaços. O conjunto formado pelos edifícios da Fundação Calouste Gulbenkian (sede, museu e auditório), plenamente integrados nos seus jardins, são uma referência mundial da arquitectura do século XX. Em 2005 iniciou-se uma renovação e reformulação dos espaços verdes, obra a cargo de Gonçalo Ribeiro Teles.( retirado do site da Fundação)

Sempre que vou a este jardim, e vou frequentemente, lembro-me sempre dos "pêgos" das ribeiras secas em pleno verão, onde se resguarda a vida para voltar, logo que caiam as primeiras chuvas. Tudo à sua volta é barulho e movimento, mas ali há uma calma e uma paz, como que sabendo o valor do que guardam.

Ali passei muitos fins de semana no namoro e com os livros (às vezes, com os dois ) ouvindo a passarada e a o murmúrio da água que corre e outros murmúrios dos parzinhos que ali se acoitam.A relva verde onde me espraio com vontade embalado pelo cheiro das flores e arbustos que, tal como algumas árvores, são únicas no país e até na Europa.

Lamento que a maioria da população não entenda o que pode ali usufruir, os que lá vão são também os que assistem aos concertos, congressos e exposições, que almoçam no pequeno restaurante ao ar livre ou na grande cantina, embora em certa medida essa ignorância ajude a manter o oásis.

Muitos turistas o procuram ávidos de saberem mais, como nasceu, quem foi Gulbenkien, quem o desenhou e, aproveitam para falar noutros monumentos e sítios de Lisboa que os enfeitiçam.

1 comentário:

  1. Agora retornei ao jardim da Gulbenkian enquanto espero pelas aulas de turco. Passeio-me por ali a memorizar novas palavras. Infelizmente verifico que há demasiados excrementos de patos no relvado e nos caminhos. Enfim temos que estar a olhar para onde se põem os pés ou nos esticamos. Sei que é apenas um pormenor porque o jardim é lindo.

    ResponderEliminar