terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Mar - crescimento azul! - 8



Luís Moreira


Sob a égide da UE trabalha-se na coordenação entre estados membros para as actividades do mar. A Agência Europeia para os Mares mora em Lisboa, ali ao Cais do Sodré, o que mostra a importância que Portugal tem nas actividades marítimas.

Maria Damanaki, comissária europeia com a pasta dos assuntos Marítimos e Pescas, nascida na ilha de Creta, tem como objectivo fundamental lançar a Política Maritima Integrada (PMI) e, assim, de forma integrada levar os estados membros a ter uma visão de conjunto que traz imensas mais valias para todos.

Os instrumentos vão sendo conhecidos, desde a comunicação "conhecimento do meio marinho 2020" para facilitar uma melhor compreensão do mar e estimular a perspectiva de crescimento do sector, tornando o uso de dados fácil e barato. Programa de investigação sobre a exploração de novos dados do sector marítimo relacionados com alterações climáticas.

Avançou-se com um roteiro para o Ordenamento do Espaço marítimo (OEM) ao nível da UE e estão previstos desenvolvimentos no âmbito da Integração da Vigilância Marítima , tendo em vista a segurança e a defesa do mar das agressões de toda a especie que vem sofrendo.

Parece que se está a olhar para o mar de uma forma diferente. Portugal pode ser um dos grandes beneficiários atentas a dimensão do nosso mar e das condições que usufruímos, desde a situação geográfica, no centro dos grandes caminhos marítimos, até às riquezas que estão a ser descobertas e que sempre lá estiveram e que nós, portugueses, quase sempre ignoramos.

Sem comentários:

Enviar um comentário