terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Mar - um hipercluster 1

Com três milhões de habitantes dominamos o mundo quando nos associamos ao mar. É preciso voltar!

Se a proposta que Portugal apresentou na ONU para que a extensão da nossa Zona Marítima vá para além das actuais 200 milhas ( para as 350 milhas) for aprovada, o que é certo , ficaremos a ser um dos países mais extensos do Mundo e um dos (potencialmente) mais ricos.

O abandono do mar por parte de Portugal é de tal ordem que produzimos três vezes menos emprego do que a Grécia, geramos um valor que é mais de três vezes inferior ao da Bélgica e mais de seis vezes inferior ao da Dinamarca. Arriscamo-nos a ver os nossos recursos marítimos a serem explorados por outros.Para evitar isso é preciso determinação, exploração e investigação cientifica e tecnologia de ponta.

Alguns números: Número de pescadores: 17 339; 10 000 toneladas de pescado; 8 700 embarcações, a quarta maior frota da UE; 4 792 empresas de pesca; 1320 espécies descobertas; 98% das espécies vivem no fundo do oceano;58,5 kgs é quanto come cada português, em média,por ano,em produtos do mar; 945 000 passageiros passaram pelos portos portugueses este ano; 415 804 turistas em cruzeiro passaram pelo porto de Lisboa este ano; 37 865 209 toneladas é o total da carga que passou nos portos portugueses no ano passado; 6 023 navios já passaram, entre Janeiro e Julho pelos portos portugueses; 350 milhas são a segunda maior Zona Marítima mundial logo a seguir aos US;

Há que desenvolver os portos, a náutica, turismo de cruzeiros, a energia do mar, a piscicultura, as quintas marítimas. Nos próximos dias iremos publicar uma série de artigos, seguindo o estudo do Prof Ernâni Lopes sobre o hiper cluster do Mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário