quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que se terá passado em 25 de Novembro de 75?

Luis Moreira

Sabia-se que o exército estava com os moderados, o "Grupo dos Nove", não é, pois, por acaso que são os "Páras" e a aviação que actuam.A Marinha, aparentemente, não foi aliciada ou não se envolveu, mas para haver equilíbrio, o trabalho de aliciamento teria que ser feito junto da Força Aérea ou junto da Marinha.

Não é coisa pouca, nem está ao alcance de alguém sem representatividade ou de alguma instituição que não estivesse envolvida em todo o processo.Foi o PCP que forçou até ao limite de colocar "on road" as forças e, a partir daí, faze em que já nada poderia fazer, tudo correu mal?

Otelo, estava ao corrente da situação, terá recuado depois de se ter comprometido?

Trinta anos depois o mistério mantem-se, e os militares envolvidos, não querem ou não podem, ou não saberão o que realmente se passou, pese embora os vários livros escritos por eles. Cada um dos militares envolvidos apresenta a sua versão da história, mas a verdade é que há lacunas que ninguém preenche.

Ninguém quiz uma guerra civil, desde o Presidente da República até a Ramalho Eanes, o chefe operacional que travou Jaime Neves e os comandos. Será essa a explicação, razoável, mas que os militares não assumem? A sua condição de militares não lhes permitiu actuar desligados de uma cadeia de comando regular ou, simplemente, mediram forças e perceberam que a melhor guerra é a que não se trava?

Trinta anos depois o mistério continua. Que influência teve o embaixador americano Frank Carlucci? Que garantias de apoio militar deu, sabendo-se que a Esquadra Americana andava próxima?

2 comentários:

  1. Olha, Luís, o que vale é que estamos quase a passar para o dia 26 e vamos comemorar o Dia do Porto. O que lá vai, lá vai. Já não tem remédio.

    ResponderEliminar
  2. Já falta pouco para termos aí a nossa Carlinha...

    ResponderEliminar