segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um jogo muito sério

Carlos Loures

Utilizo hoje o meu espaço habitual, não para, como frequentemente acontece, para defender ideias que, em alguns casos, são meramente pessoais e noutros tentam fazer ecos de anseios colectivos – pregações no deserto que, por vezes, chegam a oásis onde amigos, concordando ou discordando, discutem com base nas palavras que a meio do dia lanço, esperando com isso não estragar digestões (embora a minha esperança, por vezes, seja essa – a de prejudicar algumas digestões).

Hoje venho ocupar-me de um assunto interno do Estrolabio, deste microcosmos onde, desde Maio, quase quarenta amigos lançam palavras que, numa média diária, põem mais de trezentas pessoas a ler mil e tal páginas. É pouca gente? É a que é. Nós gostamos de trabalhar para públicos pouco numerosos. Somos como aqueles actores que não se adaptam aos grandes palcos e preferem trabalhar num pequeno bar, cantando declamando ou dizendo piadas. O Estrolabio não atrai tanta gente como o Rock in Rio, mas isso não nos incomoda, pois quem tem essas grandes audiências consegue-o de uma forma pela qual não queremos enveredar. Não é um mal, o termos entre trezentos e quatrocentos visitantes – é uma opção.

O nosso editorial do primeiro dia está aí na barra lateral e nele se anunciam as nossas intenções. A elas queremos ser fiéis - não queremos ser um estádio de futebol. Preferimos ser um piano-bar. Gostos não se discutem.

Há meses atrás, o nosso colaborador Sílvio Castro, lançou-nos o repto de revelarmos quais os dez livros do Século XX que mais nos tinham impressionado. Muitos de nós correspondemos e os depoimentos foram interessantes. Lança-nos agora um outro desafio – o Evento. Diz ele: «Trata-se de um jogo, sério, muito sério, que os amigos do Estrolabio de todos os Países de Expressão Portuguesa poderão enviar, exaltando um evento de uma das Literaturas dos 9 Países de Expressão Portuguesa. O conceito de evento é o mais amplo possível: pode referir-se a uma data, a uma obra, a um episódio, a um movimento etc, etc.»

E, dando o exemplo, enviou-nos já três textos - um relacionado com a literatura brasileira (já publicado), outro com a portuguesa, um terceiro com a angolana.

Portanto, a ideia é – colaboradores e leitores mandarem-nos textos que exaltem uma obra, um movimento, uma polémica, que constituam um momento-chave relativo a uma das nove literaturas de língua portuguesa. Pode repetir-se literaturas já referidas por outros apontando outro evento. É natural que a grande maioria dos depoimentos se refira à literatura portuguesa. Faço apelo aos leitores, aos que não constam (por enquanto) da lista de colaboradores, particularmente dos que nos lêem fora do País – mandem-nos os vossos depoimentos.

Espero, desta vez, não ter estado a pregar no deserto.

2 comentários: